Parceria entre Prefeitura e Unesp beneficia indígenas e quilombolas em Ubatuba

Comunidades receberão programas de complementação educacional; “histórias dos povos” deve ser inserida na rede pública no próximo ano

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, participa de lançamento de parceria que garantiu acordo por cooperação para ações de identidade cultural (Foto: Divulgação PMU)
O prefeito Délcio Sato, participa de lançamento de parceria que garantiu acordo por cooperação para ações de identidade cultural (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba firmou na última semana um acordo de cooperação técnica com a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) para o desenvolvimento de ações educacionais nas comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas da cidade. Com o objetivo de reforçar sua identidade cultural, o município estuda implantar aulas com a história de seus povos formadores na rede pública de ensino.

A celebração do convênio entre o prefeito Délcio Sato (PSD) e o professor representante da Unesp, Dagoberto José Fonseca, ocorreu após a cerimônia de abertura do Encontro de Gestão Social, no último dia 4, no Rancho Texas, no bairro da Figueira. Organizado através de uma parceria entre o poder público e diversas organizações sociais, o evento discutiu o funcionamento das leis de incentivo e as formas que as entidades sem fins lucrativos podem captar recursos para o desenvolvimento de ações nas áreas da cultura, comunicação, esportes e turismo.

Segundo a atual gestão municipal, o acordo de cooperação técnica prevê que a partir do ano que vem serão oferecidos cursos de educação continuada (programas de complementação educacional) aos membros de comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas do município. Além de elevar o grau de instrução dos moradores, a medida disponibilizará cursos profissionalizantes.

O convênio, que promoverá simpósios culturais, possibilitará também que sejam inseridos na grade curricular da rede pública de ensino matérias sobre os povos africanos, caiçaras e indígenas. A expectativa é iniciar a atividade até o fim do ano.

Com a parceria, os estudantes da rede pública poderão ter vivências de intercâmbio nas comunidades, através de troca de cartas e visitações, reforçando o sentimento de identidade cultural do município.

Além da Prefeitura e da Unesp, colaborarão com o programa a AGCip (Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista) e o Consórcio Intermunicipal Culturando.

Comunidades – Formados no século 19 e abrigando atualmente cerca de duzentas famílias de parentes de afrodescendentes que foram escravizados, Ubatuba conta com quatro comunidades quilombolas, a Caçandoca, Camburi, Picinguaba e Sertão do Itamambuca.

Já as quase trinta famílias indígenas, de origem Tupi-Guarani e Guarani, ocupam as aldeias Renascer, no Pico do Corcovado, e a Boa Vista, no Sertão do Promirim.

Os locais são abertos à visitação pública através de agendamentos, e contam com postos de saúde e escolas de educação infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?