Nutricionista destaca importância do leite, mas lembra alimentos que podem substituí-lo

Soro vendido em supermercado; com aumento do leite especialistas indicam outros produtos com mesmo valor nutricional (Foto: Francisco Assis)

Andréa Moroni
RMVale

O leite é um alimento fonte de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos. O consumo adequado destas substâncias desde a infância e na vida adulta pode ajudar a tornar os ossos mais fortes e protegê-los contra doenças como a osteoporose.

Mas, segundo a nutricionista Andrezza Cristina Marcondes Martins, embora o leite de origem animal seja considerado um alimento básico na dieta de muitas pessoas, seu consumo está diminuindo cada vez mais. “Hoje em dia, há no mercado ótimas opções para substitutos do leite que também podem ser consumidos como bebida, adicionados a café ou chá e utilizados com cereais, por exemplo: leite de soja, de arroz, de amêndoas, leite de coco”, explicou.

O leite também pode ser substituído por outros alimentos que contém os mesmos nutrientes. “Verduras e legumes verdes escuras como brócolis, couve, espinafre, orapronobis, rúcula, agrião. Oleaginosas como as castanhas, amêndoas, nozes. Grãos como feijão, ervilha, lentilha, feijão branco, soja. Sementes: girassol, semente de abobora, gergelim. Desde que se consuma adequadamente as porções desses alimentos, podemos substituir o consumo do leite de vaca sem trazer danos a nossa saúde”, acrescentou Andrezza.

Com a alta do preço do leite, alguns supermercados já estão oferecendo a seus clientes o soro do leite, que apresenta um preço menor. O soro do leite é, basicamente, a parte líquida do leite que se separa da caseína, um tipo de proteína encontrada no alimento. Durante esse processo de “separação”, o soro reúne nutrientes importantes como o cálcio, fósforo, potássio, carboidratos, selênio e vitamina B12 e zinco.

Andrezza explicou que o soro do leite é riquíssimo em diversos nutrientes, se tornando um aliado da nossa saúde em diversos aspectos. “Além dos benefícios para os ossos e prevenir doenças desse órgão, o soro do leite também ajuda na formação de tecidos como unha, cabelos pele e até mesmo dos músculos, para crescerem fortes e saudáveis”.

O sódio e o potássio também ganham destaque nos benefícios ao nosso organismo. Em conjunto, eles ajudam a manter o equilíbrio que afeta a transmissão nervosa e regulariza as contrações musculares. Ideal para quem pratica exercícios.

Mais um benefício desse alimento: ele é ideal para quem quer perder peso, já que seu consumo traz uma sensação de saciedade prolongada. No entanto, a nutricionista alerta: “Mesmo com tantos benefícios, é preciso ter cautela no consumo dosagem. Nada consumido em exagero pode fazer bem à saúde, por isso, consuma com moderação”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?