Mais de quatro mil moradores podem ter BPC suspenso em Caraguá
Beneficiários devem realizar inscrição ou atualização cadastral no CadÚnico para evitar bloqueio do pagamento
Raphaela Dias
Caraguatatuba
Moradores de Caraguatatuba que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) devem ficar atentos para não perder o benefício. O alerta é direcionado aos beneficiários que não realizaram inscrição ou atualização nos últimos 48 meses no CadÚnico (Cadastro Único). Segundo a Prefeitura, cerca de 4,1 mil pessoas correm o risco de ter o pagamento suspenso.
A medida segue a Portaria Interministerial MDS/MPS nº 27, de 25 de julho de 2024, que estabelece que apenas pessoas inscritas no CadÚnico e com perfil atualizado continuem a receber o benefício. O BPC é um benefício social que garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
Para ter acesso ao BPC e diversos outros benefícios, serviços e programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, é necessário estar inscrito no CadÚnico. O sistema reúne informações sobre famílias brasileiras de baixa renda para identificar quem precisa de apoio. Qualquer família com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa pode se cadastrar.
Para evitar a suspensão do pagamento, os beneficiários precisam estar inscritos e com os dados atualizados no CadÚnico. Quem já está com o BPC inativo deve agendar um atendimento na central do Cadastro Único de Caraguatatuba, que fica à rua Senador Feijó, nº 165, no bairro Aruan. O agendamento deve ser feito pelo telefone (12) 3886-2956.
O beneficiário deve registrar que está ciente sobre o bloqueio do BPC por meio do serviço “Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no CadÚnico” pelo telefone 135. É necessário informar também que já está em andamento a inclusão no CadÚnico. Segundo a Prefeitura, o benefício será desbloqueado em até 72 horas após o registro da ciência.
Para mais orientações, os moradores podem entrar em contato com a central do Cadastro Único pelo telefone (12) 3886-2956.