Mais de quatro mil moradores podem ter BPC suspenso em Caraguá

Beneficiários devem realizar inscrição ou atualização cadastral no CadÚnico para evitar bloqueio do pagamento

Prefeitura de Caraguatatuba; beneficiários devem buscar atualização para evitar bloqueio (Foto: Reprodução)

Raphaela Dias
Caraguatatuba

Moradores de Caraguatatuba que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) devem ficar atentos para não perder o benefício. O alerta é direcionado aos beneficiários que não realizaram inscrição ou atualização nos últimos 48 meses no CadÚnico (Cadastro Único). Segundo a Prefeitura, cerca de 4,1 mil pessoas correm o risco de ter o pagamento suspenso.

A medida segue a Portaria Interministerial MDS/MPS nº 27, de 25 de julho de 2024, que estabelece que apenas pessoas inscritas no CadÚnico e com perfil atualizado continuem a receber o benefício. O BPC é um benefício social que garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. 

Para ter acesso ao BPC e diversos outros benefícios, serviços e programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, é necessário estar inscrito no CadÚnico. O sistema reúne informações sobre famílias brasileiras de baixa renda para identificar quem precisa de apoio. Qualquer família com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa pode se cadastrar.

Para evitar a suspensão do pagamento, os beneficiários precisam estar inscritos e com os dados atualizados no CadÚnico. Quem já está com o BPC inativo deve agendar um atendimento na central do Cadastro Único de Caraguatatuba, que fica à rua Senador Feijó, nº 165, no bairro Aruan. O agendamento deve ser feito pelo telefone (12) 3886-2956.

O beneficiário deve registrar que está ciente sobre o bloqueio do BPC por meio do serviço “Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no CadÚnico” pelo telefone 135. É necessário informar também que já está em andamento a inclusão no CadÚnico. Segundo a Prefeitura, o benefício será desbloqueado em até 72 horas após o registro da ciência.

Para mais orientações, os moradores podem entrar em contato com a central do Cadastro Único pelo telefone (12) 3886-2956.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *