Litoral Norte e Defesa Civil esquematizam programa de prevenção a transtornos causados pelas tempestades

Em estado de alerta, Caraguatatuba e São Sebastião realizam ações de contingência, após início de ano com perdas

Deslizamento de terra em Caraguatatuba; cidades do litoral trabalham com Defesa Civil para prevenção de acidentes (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Litoral Norte

O período mais chuvoso do ano acende o alerta das cidades litorâneas para os estragos causados pelas tempestades. As prefeituras de Caraguatatuba e São Sebastião elaboraram projetos de contingência junto à Defesa Civil para evitar transtornos aos moradores. O órgão e os governos municipais discutiram o acumulado de chuva ainda da primeira semana de janeiro que deve ficar entre 260 e 450, enquanto a média esperada para todo o mês era de 297,9mm.

Em caso de desabrigados, os moradores serão realocados para o Ciase (Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo) Sumaré de maneira provisória. Os municípios estão em estado de alerta, conforme o Plano Preventivo da Defesa Civil. “Se a situação da chuva se agravar e mais pontos forem atingidos, uma vez que estamos com o solo bem encharcado, podemos partir para o alerta máximo, que é o mais crítico e prevê a evacuação de moradores das áreas afetadas”, alertou o coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior.

Ainda na última semana, São Sebastião registrou quedas de árvores e muro, além de obstrução de estradas. Somente nos dias 30 e 31 de dezembro choveu em torno de 106mm. As equipes da secretaria de Serviços Públicos têm intensificado as medidas de prevenção a alagamentos, reforçando os serviços de limpeza de bueiros, bocas de lobo, galerias de águas pluviais, córregos e rios.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?