Litoral elabora medidas preventivas para receber turistas

Ação tenta evitar o avanço de contaminações pela Covid-19 durante feriado de Finados

Fiscalização no acesso a Caraguá, em tentativa de inibir a presença do novo coronavírus no Litoral(Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
RMVale

As Prefeituras do Litoral Norte repetiram medidas referentes à chegada de mais um feriado prolongado. A ideia é evitar aglomerações de turistas no próximo feriado prolongado do Dia de Finados (2 de novembro) como uma prevenção para evitar novos contágios pela Covid-19. Com 8.334 moradores infectados pela doença, a região litorânea contabiliza 214 mortes.

Com a flexibilização das medidas e o avanço da região para a fase verde do Plano SP o Litoral tem registrado um aumento significativo de turistas.

Um fator que pode aumentar, ainda mais, o número de turistas no Litoral Norte é a alteração do feriado do Dia do Servidor Público, que seria na quinta (28) e foi transferido para 30 de outubro, pelo Governo do Estado de São Paulo.

Prevendo a chegada de cerca de cem mil turistas, a Prefeitura de Ubatuba informou que solicitou no início da semana ao Governo do Estado um reforço policial na cidade.

Agentes do setor de Posturas e da Vigilância Sanitária intensificarão as fiscalizações nas praias e comércio para checagem da utilização de máscaras e cumprimento do distanciamento social. As vistorias terão caráter orientativo, mas autuações serão feitas caso necessário.

A barreira sanitária colocada em prática quando o município estava na fase laranja e amarela será adotada novamente. Haverá quatro pontos na cidade onde as pessoas serão orientadas e conscientizadas. As barreiras funcionarão das 10h às 14h.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (MDB), também encaminhou um novo ofício ao governador João Dória (PSDB), pedindo reforço das polícias Militar e Civil, e da equipe da Vigilância Sanitária Estadual para atuarem na cidade de sexta-feira (30) até a próxima segunda-feira (2).

No ofício, o prefeito, reconhece as medidas adotadas pelo Estado no combate ao novo coronavírus, mas afirma haver a necessidade de um reforço policial para ajudar a administração municipal a realizar as ações preventivas.

Com previsão de movimento intenso, a Concessionária Tamoios realizará a partir desta sexta-feira uma operação especial para o Feriado de Finados. A partir das 13h, o trecho da serra contará com a Operação Descida que irá liberar duas pistas sentido litoral e uma pista sentido São José dos Campos, com o objetivo de garantir maior fluidez do tráfego.

A Prefeitura de São Sebastião também reforçará o policiamento e fiscalizará possíveis aglomerações como uma forma de evitar uma possível segunda onda da Covid-19. Apesar das mortes por coronavírus estarem em queda no estado, a pandemia ainda não está controlada.

Os municípios do Litoral Norte possuem número reduzido de leitos hospitalares capazes de atender um eventual aumento da disseminação do vírus. Assim, as Prefeituras reforçam as ações de fiscalização e tentam inibir possíveis aglomerações e outros desrespeitos às regras de prevenção ao contágio da Covid-19, como os registrados durante o feriado prolongado do “Dia da Independência” (7 de setembro) e de “Nossa Senhora Aparecida” (12 de outubro).

O governo estadual pede que a população evite viagens desnecessárias por conta do risco de contaminação pelo coronavírus.

Números da Covid-19 – De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de Saúde do Litoral Norte na última quinta-feira e sexta-feira, Caraguatatuba é a cidade que mais apresenta casos da doença com 2.769 infectados e 114 vítimas fatais da doença. Com 1.649 infectados, Ubatuba foi a única cidade a divulgar os números atualizados na sexta-feira, que registraram 39 óbitos confirmados, São Sebastião atingiu 2.143 casos  da Covid-19 e 48 mortes até esta quinta-feira. Já Ilhabela é o município que apresenta menos óbitos (13) e possui 1.773 moradores diagnosticados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?