Famílias de núcleo habitacional passam a ter água encanada em Ubatuba

Melhoria é resultado de parceria entre Prefeitura e Sabesp; ação contempla cerca de sessenta famílias do bairro Marafunda

Posto da Sabesp em Ubatuba; núcleo Marafunda recebe água encanada e famílias são foco de melhorias (Foto: Divulgação Sabesp)

Da Redação
Ubatuba

Buscando melhorar a qualidade de vida de cerca de sessenta famílias de Ubatuba, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) inaugurou na manhã desta quinta-feira (7) o sistema que fornecerá água encanada a um núcleo habitacional no bairro Marafunda. Antiga reivindicação dos moradores, a medida foi viabilizada devido à recente regularização fundiária da área, que fica na região Oeste da cidade praiana.

Em nota no site oficial, a Prefeitura informou que as moradias do núcleo habitacional, que fica entre as ruas Cláudio Pereira de Araújo e Júlio dos Santos Salazar, passaram a ser abastecidas pelo sistema da Sabesp às 10h desta quinta-feira.

De acordo com o Executivo, o núcleo começou a se formar há pouco mais de cem anos. Como os imóveis foram erguidos de forma irregular, a Sabesp não possuía autorização legal para ligá-los à rede de fornecimento de água. Assim, as famílias do local eram obrigadas a recorrerem a poços artesianos.

Tentando resolver a situação, a atual gestão municipal promoveu ao longo de 2021 o trabalho de regularização do núcleo habitacional, que teve como etapas: levantamento do número de famílias; identificação dos proprietários das moradias; levantamento topográfico da área; processo de validação e oficialização das ruas Cláudio Pereira de Araújo e Júlio dos Santos Salazar.

Com a retirada do núcleo habitacional da clandestinidade no fim do ano passado, a Sabesp obteve o aval legal para realizar em março de 2022 a obra de prolongamento da rede de água da região Oeste do município, o que possibilitou que as famílias passassem a ter acesso ao recurso hídrico a partir desta semana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?