Estado investe R$ 5 milhões mensais para disponibilizar psicólogos na rede de ensino

Expectativa do programa é ampliar assistência para alunos na retomada das aulas presenciais

Traumas e impactos sociais da pandemia são foco de atendimento psicológico gratuito na Educação (Foto: Reprodução EBC)

Bruna Silva
RMVale

O Governo do Estado implantou o atendimento psicológico para alunos, professores e funcionários de todos os municípios. A medida, iniciada ainda em fevereiro, tenta inibir os impactos da pandemia na vida de quem está diretamente ligado à rede educacional, com serviços gratuitos.

Um ano após os primeiros anúncios de paralisações das atividades em todo país, o ensino a distância continuam como um dos grandes desafios no atendimento à população. As escolas estaduais retornaram neste mês com as aulas em sala, mas além da preocupação com o risco de contaminações, o psicológico também tem tomado os planos de atendimento.

De acordo com o Estado, o programa “Psicólogos na Educação” contará com, ao menos, mil profissionais para atender as 5,1 mil escolas estaduais. “O atendimento será feito de maneiras virtual e presencial e o objetivo é contribuir para a melhoria da convivência e do ambiente escolar. Todas as escolas da rede estadual serão beneficiadas”, explicou o governador, João Doria (PSDB) durante a apresentação do projeto.

O investimento mensal do programa é de aproximadamente R$ 5 milhões e a programação prevê que cada unidade tenha a disposição entre duas e vinte horas semanais de atendimento psicológico, dependendo também da demanda local.

Os atendimentos serão realizados, também, por vídeo chamadas. Os agendamentos já podem ser efetuados pelos responsáveis pela escola, como diretores, vice-diretores, coordenadores e professores pelo site da secretaria Escolar Digital, pelo site sed.educacao.sp.gov.br.

O programa projeta a participação de profissionais de psicologia na orientação de gestores e coordenadores sobre sinais de identificação de traumas e abusos entre os estudantes. Será priorizado atuação em atividades coletivas oportunizando a melhoria de todo o ambiente escolar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?