Entre retomadas e adiamentos, cidades da região buscam consenso para aulas presenciais

Profissionais vacinados contra a Covid-19 e reforço para o ano letivo estão entre as justificativas para retorno de escolas e creches

Sala de aula à espera dos alunos; cidade projetam final do ano letivo (Foto: Reprodução)

Rafaela Lourenço
RMVale

A retomada das aulas presenciais de escolas públicas municipais ainda gera divergências na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Enquanto cidades anunciam a volta dos atendimentos presenciais, prefeitos suspendem os retornos desta semana. As medidas são válidas para escolas e creches de Canas, Ubatuba, Lorena e Cachoeira Paulista, respectivamente.

Com cerca de 12 mil estudantes, a secretaria de Educação de Ubatuba retomará as aulas 100% presencialmente, nesta segunda-feira (4). A pasta promoveu reuniões com os pais e os responsáveis, na última semana, para orientá-los sobre a alteração no formato dos trabalhos. Cartilhas sobre os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo governo do Estado de São Paulo também foram entregues. “Agora temos segurança para voltar às aulas com 100% dos estudantes, porque todos os profissionais da Educação e professores já estão vacinados. Além disso, todos os pais também estão vacinados”, frisou a secretária de Educação, Fatinha Barros.

Após priorizar a vacinação completa em segunda dose dos profissionais da Educação, Canas deve retomar as aulas presencias também das creches públicas, nesta quarta-feira (6). Para atender os 908 alunos, o ensino seguirá o sistema híbrido, com revezamento das crianças com capacidade de 50% a 100% de acordo com a unidade escolar. “Nos reunimos com os Conselhos Municipais de Educação e Saúde, para apresentarmos o Plano de Retomada, que foi refeito e estudado novamente em cima de todos os itens de proteção. E foram aprovados”, explicou a diretora da Educação de Canas, Wanda Ferreira.
Além da dedetização dos prédios, na última sexta-feira, esta segunda será de nova visita da Vigilância Sanitária às escolas. O comunicado oficial para os pais, com todos os detalhes deve ser feito no mesmo dia.

Já Lorena, que retomou as aulas presenciais de segunda-feira a quinta-feira, com 50% dos estudantes, no sistema híbrido no dia 16 de agosto, também havia anunciado a abertura das creches para esta segunda-feira. Apesar do forte apelo de mães e responsáveis, o retorno foi suspenso pela Prefeitura na última sexta-feira (1). Por nota, a secretaria de Educação não especificou os motivos para a definição. “Isso, principalmente para manter a segurança das crianças neste período de pandemia, conforme decisão da secretaria. Novas orientações serão divulgadas em breve, bem como uma nova previsão para o retorno, que provavelmente ocorrerá no início do ano de 2022”, trecho do documento.

Cachoeira Paulista também suspendeu a retomada para esta segunda-feira e deve anunciar a nova data para os serviços, até terça-feira (5). Após uma audiência pública realizada na Câmara, o prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB), suspendeu na mesma semana o decreto publicado que retomaria os trabalhos presenciais. Segundo o chefe do Executivo, os profissionais da Educação já receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e os prédios estão aptos para receber os alunos e o corpo docente novamente.

Para atender à solicitação de vereadores e moradores da cidade, mesmo com a participação inicial do Conselho Municipal da Educação, a secretaria disponibilizou uma consulta pública junto aos pais e aos responsáveis sobre a volta ou não das aulas, neste momento.

De acordo com o secretário de Educação, Francis Guimarães, a enquete foi finalizada quinta-feira, os dados estavam sendo compilados na última sexta-feira e até o dia 5 a Prefeitura deve definir um novo encontro com a Câmara, professores, pais e Conselho para apresentação dos dados e definições. Por enquanto, a cidade segue no sistema remoto de ensino.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?