Em fase de testes, Caraguatatuba recebe câmeras de segurança de alta resolução

Ferramenta identifica criminosos e veículos roubados; município registra aumento de assassinatos

Câmera instalada nas ruas de Caraguatatuba; cidade investe em sistema de identificação para reforçar segurança pública no Litoral Norte (Foto: Reprodução)
Câmera instalada nas ruas de Caraguatatuba; cidade investe na segurança pública  (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Caraguatatuba

Através de um projeto piloto, Caraguatatuba conta desde a última semana com o funcionamento de câmeras de videomonitoramento capazes de reconhecerem foragidos da Justiça e detectarem veículos roubados. Caso o sistema conquiste resultados expressivos no combate à criminalidade, ele poderá ser adotado e ampliado na cidade litorânea.

Com o aval da Prefeitura, a concessionária de iluminação pública Caraguá Luz S.A. implantou no fim de fevereiro dez câmeras de monitoramento de alta resolução em postes de energia elétrica, distribuídos por pontos estratégicos. A instalação da ferramenta, que não gerou gastos ao município, contou com o apoio técnico da empresa japonesa NEC Corporation.

De acordo com a Caraguá Luz, a medida busca auxiliar o poder público em melhorias nas áreas de segurança pública e de trânsito.
Na última semana, quatro câmeras de reconhecimento facial passaram a operar na região central do município, distribuídas pelas ruas Santa Cruz e Luiz Passos Junior.

Os equipamentos contam com um sistema tecnológico que compara a face dos pedestres com as imagens de um banco de dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, resultando na identificação de criminosos procurados pela Justiça. A ferramenta também analisa as placas de veículos, apontando os que possuem queixa de roubo e furto.

Em nota oficial, a Prefeitura de Caraguatatuba explicou que somente tratará com a empresa o custo da implantação definitiva do programa após o término da primeira fase de verificação dos resultados do projeto piloto.

Sobre a possível implantação do COI (Centro de Operações Integradas), o Executivo revelou que está em fase de finalização a elaboração do termo de referência (processo burocrático). A nota ressaltou ainda que o Executivo publicará em breve um edital para a contratação de uma empresa que será responsável pela instalação de câmeras de videomonitoramento em vias e prédios públicos.

O plano de ações é considerado um reforço de peso no combate à criminalidade na cidade litorânea, que no primeiro bimestre do ano registrou um aumento de 100% no número de vítimas de homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) comparado ao mesmo período de 2018, saltando de 2 para 4 casos.

Região – Além de Caraguatatuba, outros municípios da RMVLN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) buscam avançar no setor da segurança pública.

No último dia 1, a Câmara de Silveiras autorizou a Prefeitura a celebrar um convênio com a secretaria Estadual de Segurança Pública para a realização da “Atividade Delegada”, que possibilitará policiais militares de folga patrulharem o município.
A princípio, a ação beneficiará os bairros mais populosos da cidade como o Bom Jesus e o Macacos, que lideram os casos de furtos e roubos.
Segundo o prefeito Guilherme Carvalho (PSDB), serão investidos mensalmente R$10 mil na contratação de três PM’s, que atuarão diariamente de 8 a 11 horas.

Já a Prefeitura de Lorena renovou no fim de março, por mais cinco anos, o convênio da Atividade Delegada. De acordo com a Prefeitura, que investirá mensalmente R$125 mil, 156 policiais atuarão no município durante o ano.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?