EDP registra 80% de aumento no furto de energia na RM Vale

A cada quatro inspeções realizadas, pelo menos uma irregularidade é detectada na medição

Conta de luz e preocupação com dívidas pelas cidades da região; empresa registra aumento de furtos de energia (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

A EDP, distribuidora de energia elétrica da RMVale, registrou aumento de 80% no número de fraudes nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Conhecidas como “gatos”, estas ligações clandestinas expõem o responsável e toda comunidade a sérios riscos, como choques elétricos, curto circuitos e até incêndios.

Nos primeiros seis meses deste ano foram identificadas 3.386 irregularidades de energia em residências, comércios e indústrias da região. No ano passado, neste mesmo período, foram 1.879 ligações clandestinas. A energia recuperada pela EDP neste ano (17,3 mil megawatts-hora MWh) é suficiente, por exemplo, para abastecer a cidade de Aparecida por três meses.

A tecnologia é parte essencial no trabalho de combate às fraudes. Através do monitoramento remoto e de ferramentas de modelagem estatística, a companhia identifica com precisão as inconsistências na medição dos clientes, com alertas e mapeamento de suspeita de irregularidades e dessa forma realiza inspeções em campo em toda área de concessão, com equipes especializadas, munidas de equipamentos de última geração.

A cada quatro inspeções realizadas na RM Vale, uma irregularidade é detectada na medição. Após o flagrante, o responsável pelo local é convidado a participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), é realizada a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto. O artigo 155 do Código Penal Brasileiro prevê que o furto de energia é crime passível de multa e prisão de um a quatro anos.

Risco à vida – Tentar mexer na rede de energia é muito perigoso e pode levar a pessoa à morte. Por este motivo, a EDP orienta a população a nunca se aproximar da rede de distribuição, em qualquer situação. De acordo com a Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia) a ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.

Furtos = energia mais cara – O furto de energia, além de perigoso, contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, uma vez que a quantidade de energia perdida por fraude e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da tarifa de energia para cada área de concessão. O Estado de São Paulo também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o ICMS (Imposto sobre Comercio e Serviço), cobrado na conta de luz, que poderia ser utilizado em benefícios à própria população.

Além do impacto financeiro, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções e oscilações no fornecimento de energia. “Na maioria dos casos, as ligações irregulares apresentam sérios riscos de acidentes tanto para quem está cometendo a fraude quanto para as pessoas que moram na casa e os vizinhos. Nossas ações de combate às perdas visam garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia a todos consumidores que pagam suas contas corretamente em dia.”, considerou Vanessa Lugon, gestora executiva da EDP.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?