Defesa Civil reforça ações de prevenção a deslizamentos no Litoral Norte
Ação foca em erosões próximas à costa marítima; o objetivo dos trabalhos é preparar estrutura para desastres naturais
Bruna Silva
Litoral Norte
Com foco em prevenir possíveis desastres, agentes das Defesas Civis das quatro cidades do Litoral Norte realizaram, na última semana, treinamento para ações de deslizamento próximo à costa marítima. O objetivo é capacitar os municípios para possíveis desastres naturais.
Além de agentes de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, a capacitação contou ainda com representantes do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) e da Casa Militar. De acordo com o responsável regional da Defesa Civil, Wander Vieira, este é o treinamento inicial de uma série de capacitações. Segundo ele, o foco está em tornar os municípios aptos a agirem em situações graves, além de criar planos de contingência que atendem às necessidades de cada um.
O treinamento foi realizado na área costeira da praia do Massaguaçu, em Caraguatatuba, por cosa de suas fisionomias e diversos tipos de enseadas. Ainda no último ano, pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e IPA estiveram em Caraguá para avaliar a área costeira entre as praias do Massaguaçu e Mococa. Esse é o trecho mais afetado com o avanço do mar e ressacas nos últimos anos. Por outro lado, as erosões já causam danos em estradas da cidade, uma vez que podem resultar em deslizamentos, enchentes e alagamentos.
A proposta é de também criar um banco de dados com foco na avaliação de previsões de ressacas. Segundo Vieira, Caraguatatuba e Ubatuba são as cidades que mais sofrem com as erosões causadas pelas ressacas.
Alerta de estiagem – No início da tarde desta segunda-feira (25), a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de estiagem para toda a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba). Segundo os especialistas, toda a região está em alerta para riscos de incêndio em áreas de vegetação, devido ao tempo seco.
A orientação do órgão estadual é que ao notar fogo em áreas de mata, a população busque atendimento especializado através do 193 do Corpo de Bombeiros ou 199 da Defesa Civil.