Cruzeiro é a única cidade entre as cem melhores no “Programa Município Verde Azul”

Levantamento realizado pelo Estado estimula descentralização da política ambiental e aponta região aquém do projetado

Praça Antero Neves em Cruzeiro; cidade esta entre as cem melhores colocadas no Programa Município Verde Azul (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

O PMVA (Programa Município Verde Azul) do Governo do Estado de São Paulo divulgou o ranking das cidades que conseguiram descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais. No ranking de 2021, o único município da região entre os cem mais bem colocadas é Cruzeiro, 77º na lista.

A cidade obteve 79,99 pontos e recebeu o Certificado de Qualificação do PMVA devido à eficiência da gestão ambiental, através de ações práticas que foram realizadas ao longo dos últimos anos, trazendo melhoria na qualidade de vida da população.

Outras cidades da região ficaram abaixo da centésima colocação, como Lorena (131ª); Pindamonhangaba (214ª); Guaratinguetá (390ª) e Cachoeira Paulista (394ª).

Programa – Lançado em 2007 pelo Estado, o Programa Município Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”.

O ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o IAA (Indicador de Avaliação Ambiental) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?