Comércio varejista se prepara para compras de fim de ano e esperam por recuperação na reabertura da economia

Associações comerciais de Cruzeiro Pinda e Guaratinguetá preparam sorteio de motos zero quilômetro; Lorena aposta em plano de parceria entre setor e poder público

Centro comercial de Guaratinguetá; varejo da região se prepara para compras natalinas para recuperação economia (Foto: Leandro Oliveira)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale

Com a chegada do final do ano, o comércio das cidades da região começa a se preparar para as compras da Black Friday, Natal e Réveillon. Neste ano, um desafio especial, o planejamento para as primeiras grandes datas pós reabertura da economia, atingida pela crise da pandemia da Covid-19. Em Cruzeiro, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, o setor fará sorteio de prêmios como moto, notebook, televisão, Iphone e vale compras para alavancar as vendas.

Com avanço da vacinação e liberação das restrições impostas pelo Governo do Estado de São Paulo para evitar a proliferação da Covid-19, a ACC (Associação Comercial de Cruzeiro), Acip (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) e a Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá) estão preparando uma programação especial.

Em Guaratinguetá, a Aceg pretende montar um espaço na praça Conselheiro Rodrigues Alves, que terá área de alimentação com restaurantes e lanchonetes, além de shows e a volta da casinha do Papai Noel, que no ano passado não pôde ser montado devido à pandemia.
“Nós já estamos preparando o Natal juntamente com a Prefeitura de Guaratinguetá, então teremos concurso de loja mais decorada, teremos uma mega ação de sorteio de uma moto, notebook, televisores e vários vale compras. Além disso, iremos ter um show de encerramento do Natal no dia 27 de dezembro”, informou o presidente da Aceg, Guilherme Schindler Gigli.

Outra novidade será o Papai Noel itinerante que vai percorrer bairros da cidade. Para Gigli, a expectativa é que a data gere um grande fluxo de pessoas no comércio de Guará. “A expectativa é boa, pois no ano passado nós não tivemos nem Papai Noel, então foi um natal bem triste e melancólico. Neste ano a gente espera que a vacinação esteja concluída, para que a gente faça um grande Natal (…) e que a gente possa vender 10% a mais do que a gente vendeu em 2020”.

Já em Pindamonhangaba, a Acip está preparando a chegada do Papai Noel na cidade e também fará um sorteio de uma moto zero quilômetro no dia 22 de dezembro. Para participar o consumidor deve comprar um valor mínimo de R$ 40 nas lojas associadas e participantes da promoção.

Para presidente da Associação, Ana Cristina Pucci de Souza, o setor deve gerar novos empregos para o final do ano. “A gente tem uma expectativa positiva de um crescimento já que as pessoas voltaram às ruas, claro que com cautela, mas quando as pessoas voltam às ruas, então com certeza elas voltam a gastar, os empregos começam a melhorar, as fábricas voltaram a contratar, então a gente já vê aumento de empregos na cidade”.

Ainda de acordo com Ana Cristina, as vendas do comércio em Pinda terão um aumento de 3% a 4% durante o mês de outubro. “Pindamonhangaba é uma cidade privilegiada, onde mesmo na pandemia foram abertas muitas lojas, claro que tivemos fechamentos, mas tivemos muitas aberturas e isso ajudou bastante a gente não perder empregos da cidade”, finalizou.

Em Cruzeiro, a ACC também fará sorteios de vale compras, uma moto, duas televisões de quarenta e duas polegadas, dois Iphones XR, além de vários prêmios em dinheiro. Além disso, a entidade traz uma novidade, pois neste ano, os vendedores dos estabelecimentos sorteados, serão contemplados com premiações também em dinheiro.

De acordo com o presidente da ACC, Newton Fabio da Rocha, as contratações para o setor devem ficar acima dos 5%. “Acreditamos que com o avanço da vacinação local e regional, a economia tende a retomar e com isso os lojistas estão confiantes e já iniciaram contratações temporárias com possibilidades de efetivação inclusive”.

Rocha destacou que os comerciantes da cidade estão bem animados. “Olhando o cenário geral econômico do país e os desafios que todos ainda enfrentam por causa da pandemia, o comércio local está bem otimista e estimamos um crescimento para este ano uma retomada acima dos 10% comparados ao ano de 2020 (…) precisamos que o consumidor recupere o quanto antes essa confiança para que o consumo volte ao normal. Isso é o que desejamos para nossos associados em Cruzeiro e claro para todas as demais cidades também”, finalizou.

Já a Acial (Associação Comercial, Industrial, Autônomos e Liberais) e a Prefeitura de Lorena debatem as ações para o planejamento do final de ano. Um grupo de comerciantes se reuniu com o prefeito Sylvio Ballerini (PSDB) e o presidente da associação Ulisses Fucuda, que também ocupa a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade.

De acordo com a Acial, a expectativa é para uma campanha de incentivo às vendas para retomar o crescimento no setor. A iniciativa, que receberá o nome “Amo Lorena, Compro Aqui”, deve oferecer ações culturais e recreativas, em parceria com a Prefeitura, durante o próximo ano.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?