Com novecentas vagas, Guará e Pinda organizam mutirões de castração de animais
Medida busca conter a reprodução descontrolada de cães e gatos; procedimentos cirúrgicos são agendados para a próxima semana
Lucas Oliveira
RMVale
Para evitar o aumento do número de cães e gatos abandonados, as prefeituras de Guaratinguetá e Pindamonhangaba anunciaram na última quarta-feira (27) que realização mutirões de castração na próxima semana. A expectativa é de que as ações resultem na esterilização de aproximadamente novecentos pets
Organizado pelo Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais), o novo mutirão de Pinda em sua primeira etapa atenderá nas próximas terça-feira (3) e quarta-feira (4) trezentos animais de tutores que moram no bairro Cícero Prado. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados pelos veterinários no Centro Comunitário Cícero Prado. Já nas próximas quinta-feira (5) e sexta-feira (6), será a vez de trezentos cães e gatos de famílias do Cidade Jardim serem castrados no centro comunitário do bairro.
Inscritos pelos seus tutores ao longo desta semana na sede do Cepatas, os pets, que possuem idades que variam de 6 meses a 8 anos, terão seus estados de saúde avaliados pelos veterinários antes da operação, sendo que o procedimento poderá ser cancelado caso seja constatado algum problema grave.
O mutirão da próxima semana será o sexto realizado neste ano na cidade, sendo que os anteriores resultaram na esterilização de aproximadamente 1,1 mil animais.
Já em Guará, a secretaria de Meio Ambiente pretende castrar trezentos cães e gatos nas próximas quinta e sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio de Esportes do Bairro Pedregulho. Os tutores interessados precisam agendar o procedimento junto à equipe da secretaria de Meio Ambiente, por meio do telefone (12) 3133-8006.
A cidade contabiliza de 2017 a 2024, aproximadamente, 16 mil castrações, o que corresponde a uma média anual de dois mil procedimentos.
As iniciativas, de acordo com as prefeituras de Guará e Pinda, buscam conter a reprodução descontrolada de cães e gatos, reduzindo consideravelmente o número de animais abandonados pelas ruas. A castração é um processo indolor que previne não apenas a reprodução, mas também o aparecimento de problemas de saúde nos pets, como tumores de mama e cistos ovarianos em fêmeas e o aumento da próstata em machos.