Com foco em mapeamento, “Rotas Rurais” firma parceria com cidades da região

Iniciativa estadual auxilia moradores e disponibiliza localização e endereçamento de propriedades na zona rural

Bairro rural Colônia do Piagui 2 em Guará; programa do governo mapeia estradas da RMVale (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
RMVale

Um evento realizado no final do mês de julho, em São José dos Campos, foi palco para a formalização da parceria entre o programa “Rotas Rurais”, do Governo do Estado de São Paulo, e cidades da região. Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) foram contempladas com o convênio Lorena, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Além dos prefeitos das respectivas cidades, Sylvio Ballerini (PSDB), Antônio Carlos Mineiro (MDB), Marcus Soliva (PSC) e Isael Domingues (PL), o secretário estadual de Abastecimento e Agricultura, Itamar Borges representou o governo Doria (PSDB).

Lançado em 2019, o “Rotas Rurais” tem como principal objetivo mapear as estradas paulistas, para que os moradores das zonas rurais possam ter a localização e endereçamento digital de suas propriedades. Além do desenvolvimento da infraestrutura do campo, a iniciativa auxilia a atuação de instituições privadas, cooperativas e associações de produtores com logística e distribuição dos produtos agropecuários. Com o mapeamento destas regiões, outro benefício à população do campo é a facilidade de acesso a serviços públicos, como, saúde e segurança.

De acordo com o secretário de Governo de Guaratinguetá, João Vaz, o Rotas Rurais é disponibilizado por meio de um aplicativo de acesso livre, para os agricultores que estiverem inscritos no programa. “O procedimento começa a partir do momento que o agricultor se cadastra no aplicativo Rotas Rurais, assim ele passa informações iniciais para secretaria da Agricultura, que posteriormente vai validar esses dados por meio de visitas e da atuação de sua equipe técnica”, explicou.

Com a implantação do programa, será possível a localização destes endereços rurais em aplicativos de mobilidade, como, Waze e Google Earth. São Paulo possui cerca de 350 mil propriedades rurais, distribuídas entre os 645 municípios. A meta do Estado, segundo informações repassadas às prefeituras, é de que ao menos em seis meses, aproximadamente trezentas destas cidades paulistas tenham estradas mapeadas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?