Com elevação de 53% em casos de gripe, Caraguá lança “Projeto Verão”

Medida visa conter evolução da síndrome gripal para evitar sobrecarga no sistema de saúde durante a alta temporada

O munícipio de Caraguatatuba, que anunciou Projeto Verão por aumento nos casos de gripe na cidade (Foto: Reprodução PMC)

Bruna Silva
Caraguatatuba 

Como meio de conter o aumento significativo de atendimentos de casos de síndrome gripal na rede saúde, Caraguatatuba anunciou, nesta semana o “Projeto Verão”. Iniciativa conta com uma série de ações de reforço ao sistema de saúde para acolhimento de moradores e turistas com sintomas dos vírus Influenza e Covid-19.

Segundo levantamento da secretaria de Saúde, entre os dias 13 e 19 dezembro cerca de 3,1 mil pessoas foram atendidas com sintomas gripais. Já entre os dias 20 e 26, o número saltou para 4,8 mil, dado que indica elevação de 53%. Ainda de acordo com a pasta, no início desta semana foram confirmados dois casos de H1N1, o vírus Influenza.

A Unidade de Pronto Atendimento Central conta com médico na triagem para facilitar na diferenciação entre contaminação pelo coronavírus, H1N1 ou da nova variante Darwin (H3N2). Duas tendas devem ser instaladas na área externa da unidade para suprir a necessidade dos pacientes. O período de espera entre triagem até a administração do medicamento pode chegar até quatro horas.

Para evitar sobrecarga no sistema devido à temporada, o Município iniciou o “Projeto Verão” com duração prevista de três meses, de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. A medida prevê também o reforço do efetivo de profissionais de saúde. A equipe médica recebeu dois novos profissionais para o atendimento 24 horas, além de reforços na enfermagem. “É preciso entender que o atendimento pode demorar um pouco, já que o aumento de casos de síndrome gripal não estava previsto (…) mesmo com o aumento, as pessoas serão atendidas da melhor maneira possível”, garantiu o médico e responsável pela secretaria de Saúde, Gustavo Boher. Ele assegurou ainda que todas as unidades de saúde estão preparadas para atender à demanda da população.

Atendimentos de traumas e patologias prosseguem na Casa de Saúde Stella Maris. O hospital segue como retaguarda para auxílio em casos complexos.

Para frear a contaminação de gripe, as autoridades municipais pedem que os moradores façam o uso continuo de máscaras de proteção, evite aglomerações e faça a higienização sistêmica das mãos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?