Com aumento de mortes, Caraguá promete ampliação de leitos da UPA

Aumento de vagas de retaguarda na unidade é de 363%; cidade tem quatro óbitos confirmados

Ala da UPA em Caraguá, cidade que promete ampliação no número de leitos para atender pacientes durante pandemia (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Após pressionar o Estado para a abertura de mais leitos no Hospital Regional do Litoral Norte devido à pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), a Prefeitura de Caraguatatuba anunciou na última quinta-feira que mais do que triplicará a capacidade de atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Jardim Primavera. Contando com um investimento municipal de R$ 1,5 milhão, a iniciativa deve garantir a criação de oitenta vagas de retaguarda, sendo que dez contarão com respiradores para atenderem os casos mais graves da doença.

Publicado no site oficial da Prefeitura, o caraguatatuba. sp.gov.br, o anúncio revelou que será iniciada na próxima semana a montagem dos novos leitos de retaguarda, que serão destinados para a estabilização e monitoramento dos pacientes até que eles consigam vagas de transferência para as UTI´s (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Regional ou da Casa de Saúde Stella Maris. A expectativa municipal é que a melhoria na UPA seja concluída em até dez dias, tornado a unidade apta para atender mais vítimas da pandemia.

O aparelho já possuí seis leitos de emergência e outros 16 de observação, que funcionam no segundo andar do prédio. Com a ampliação anunciada, o número de vagas saltará de 22 para 102, representando um aumento de 363%. A iniciativa busca garantir uma melhor estrutura de saúde diante o avanço da doença no município, que até a tarde desta sexta-feira (8) registra 4 mortes e outros 41 pacientes infectados pelo coronavírus. Além de um óbito, a cidade tem 48 casos suspeitos.

De acordo com a secretaria de Saúde, Caraguá conta atualmente com sete leitos de UTI e vinte de enfermaria na Casa de Saúde Stella Maris. O número de pacientes internados na unidade não foi revelado pelo Executivo. Já o Hospital Regional possui dez leitos de UTI e outros dez de enfermaria. De acordo com a secretaria de Saúde do Estado, a metade dos leitos de UTI já está ocupada. Tentando evitar um colapso no atendimento médico à pacientes de Covid-19 na cidade litorânea, o prefeito Aguilar Junior (MDB) enviou na última segunda-feira um ofício ao governador, João Doria (PSDB), solicitando a ampliação do número de leitos no Hospital Regional. Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a secretaria de Saúde do Estado informou que se necessário, o pedido será atendido.

O número de possíveis novas vagas não foi revelado. A pasta ressaltou ainda que Caraguá recebeu recentemente um apoio estadual de R$ 957 mil para aplicar em ações de enfrentamento à pandeia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?