Com aumento de casos de Covid-19, RMVale volta para fase Amarela do Plano São Paulo

Medida tenta frear o aumento de contaminações; região registra 2,2 mil novos pacientes em uma semana

Entrada do AME em Lorena, que tem diariamente, grande fluxo de pacientes; região retorna a fase amarela (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (30), que todo território paulista volte para a fase amarela do Plano São Paulo. Com a medida, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) volta a ser foco das atenções, com crescimento de destaque das contaminações em novembro.

A decisão, tomada um dia após o fim das eleições municipais, tem como objetivo evitar o aumento de internações, que chegou a 17% entre os últimos dias 15 e 21, após aumento de 18% na semana anterior, de 8 a 14 de novembro.

Na região, as infecções do novo coronavírus voltou aumentar neste mês, quando registrou 2,2 mil novos casos em uma semana, o que não ocorria desde o final de setembro. O número de mortes está em alta na região pela segunda semana seguida e as internações cresceram 22% na comparação com o final de outubro.

“Com o claro aumento da instabilidade da pandemia, o Estado e o Centro de Contingência da Covid-19, decidiram que 100% de São Paulo vai retornar para a fase amarela. Essa medida, quero deixar claro, não fecha comércio, nem bares, nem restaurantes. A fase amarela não fecha atividades econômicas, mas é mais restritiva nas medidas para evitar aglomerações e o aumento do contágio da Covid-19”, destacou o governador.

Com o retrocesso, eventos com público em pé passam a ser proibidos. A ocupação máxima de shoppings centers, galerias, comércio, serviços, restaurantes, bares, salões, barbearias, academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica passam de 60% para 40% da capacidade e o horário de funcionamento cai de 12 para 10 horas por dia.

Doria também anunciou que o tempo de análise de dados deixará de ser a cada 28 dias e passará a 7 dias. A próxima reclassificação ordinária está agendada para o dia 4 de janeiro. “É uma medida de prudência que estamos tomando para retomar o controle da pandemia”, frisou o governador.

Estudo – Elaborado através de uma parceria entre a USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista), um estudo, divulgado no último dia 24, revelou que a RMVale possuí a segunda maior taxa de transmissão pelo novo coronavírus (Covid-19) do estado. Com cerca de 58 mil moradores infectados, a região atinge a preocupante marca de quase 1,4 mil mortes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?