Com atenção sobre “quarentena mais branda”, Lorena e Guará tem dia com cinco novas confirmações de Covid-19 cada

Cidades chegam a 54 e 43 contaminações respectivamente; RMVale segue com dados em crescimento à espera de novas medidas do Estado

Higienização nas ruas de Guará; preocupação segue com elevação de números de casos em Guará e Lorena (Foto: Reprodução PMG)

Da Redação
RMVale

Após o feriado prolongado estipulado pelo Governo do Estado, as cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) voltaram às atividades, sob restrição da quarentena. Mas a preocupação segue com a elevação no número de casos de Covid-19 (novo coronavírus), com destaque para Guaratinguetá e Lorena, com cinco registros cada. A última teve um salto de 16 para 54 confirmações em 16 dias.

No mesmo dia em que iniciou a entrega de cartões para famílias carentes de pouco amis que R$ 122, a Prefeitura de Lorena retomou as atenções para a aceleração do índice de contaminações. Com três mortes por Covid-19, a cidade passa por semanas de maior contágio, numa média de 16 contaminações a cada sete dias.

Na semana atual (domingo e segunda-feira), o município já registrou seis casos, com cinco somente no segundo dia. Dos 54 pacientes, 30 conseguiram se recuperar, 6 estão internados e outros 15 em isolamento domiciliar. Outras três pessoas morreram.

Já em Guaratinguetá, o saldo foi de 37 casos confirmados para 43. O Município projeta a entrega de um novo Pronto Socorro que atenderá como hospital campanha, com a abertura de trinta novos leitos. A cidade registrou uma morte após contaminação pelo novo coronavírus.

Outras cidades da região com destaque na elevados dos dados são: São José dos Campos (616 casos para 687), Jacareí (135 para 144), Caraguatatuba (132 para 142), Taubaté (95 para 108), Pinda (42 para 44) e Cruzeiro (20 para 23 casos).

Flexibilização – Apesar do crescimento nos números, o Estado já projeta uma ação mais branda contra o novo coronavírus, com o plano de retomada para a RMVale. São 14 atividades que podem ter o retorno a partir do próximo dia 14, com a “quarentena inteligente”, termo utilizado pelo próprio governador João Doria (PSDB), com flexibilização heterogênea em regiões paulistas, com foco nas condições de risco de cada área.

Entre os setores que podem ser retomados, estão: comércio, restaurantes e igrejas. O Estado frisou que mesmo com a abertura para a chamada “fase 4 da quarentena”, as atividades devem respeitas os critérios de cuidados com a doença, com protocolos de segurança, higienização e a redução da capacidade de atendimento.

A expectativa é de que as novas medidas sejam anunciadas nesta quarta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?