Cidades da RMVale realizam série de eventos contra o suicídio

Programação para o setembro amarelo conta com palestras e ações por conscientização

Campanha do Setembro Amarelo, que trabalha na prevenção do suicídio, está sendo realizado nas cidades da região (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
RM Vale

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), organiza o evento em território nacional. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa é realizada durante todo o ano.

O suicídio é uma realidade que atinge o mundo todo e gera prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2019, foram registrados mais de setecentos mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. As cidades da região também programaram ações durante o mês para sensibilizar e orientar a população.

Piquete – A Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, promove palestra, no próximo dia 21, às 9h, com a psicóloga Sandra Júlia, e participação de Luiza Alves do CVV e o projeto Guri. O evento será no salão de atividades Prefeito Luiz Vieira Soares (próximo a cozinha piloto/Raia).

No dia 24, sábado, às 8h, a população está convidada a participar da “Caminhada pela Vida”. O ponto de encontro será no pórtico de Piquete (praça Duque de Caxias), passando pelo centro da cidade e retornando ao recinto de festas para encerramento.

Lorena – A administração está distribuindo uma cartilha com informações sobre a prevenção ao suicídio está sendo distribuída nas Unidades Básicas de Saúde, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), ESF (Estratégia de Saúde da Família).

No sábado (19) será realizada no Centro Unisal uma manhã de conscientização sobre o combate ao suicídio, a partir das 8h30. O evento conta com palestra sobre “Estratégias contra o Suicídio, como eu Posso Ajudar”, com o psiquiatra Rodolpho Barbosa e “A importância das habilidades socioemocionais na prevenção ao suicídio”, com a assistente social Carmem Lúcia dos Santos. No encerramento haverá apresentação cultural “Quem canta seus males espantas”, com grupo Musical. O evento é voltado para os profissionais da área de saúde da prefeitura.

Pinda – A secretaria de Saúde da cidade preparou uma série de eventos sobre a data. Serão realizadas ações nas escolas da rede municipal de Ensino e uma ação, em parceria com a Gerdau, na praça Monsenhor Marcondes, no sábado.

Já em Aparecida, a secretaria de Saúde, em parceria com os alunos de enfermagem do Senac, iniciou ações de conscientização e prevenção ao suicídio, na escola estadual Paulina Cardoso. As ações devem permanecer em todo o mês de setembro nas escolas estaduais do município e acontecerão de acordo com a unidade de saúde mais próxima de cada escola. Serão realizadas palestras e rodas de conversa para a orientação de adolescentes e jovens sobre a saúde mental.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?