Cidades da região ficam sem estoque após primeiro dia de campanha de vacinação

Aparecida, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Cruzeiro e Potim aguardam reposição de mais doses

Vacinação de idosos em Guaratinguetá; após alta procura cidades retomam imunização (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Da Redação
RMVale

No primeiro dia de campanha de vacinação contra a gripe, cidades da região utilizaram o estoque de doses enviado pelo Ministério da Saúde. Com o adiantamento da campanha, as produções estão sendo feitas de forma escalonada, assim como a distribuição das vacinas para os municípios.

A primeira cidade a finalizar o estoque foi Pindamonhangaba, que recebeu 5,4 mil doses de vacina e teve grande procura nos setes postos de vacinação, além do drive-thru no Parque da Cidade. Este ano, Pindamonhangaba receberá 56 mil doses nessa primeira fase de vacinação, que tem como grupos prioritários os idosos e profissionais que atuam na área da saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, todo o público alvo da primeira etapa corresponde a 56 mil moradores. “Pinda tem uma previsão de receber 56 mil doses de vacinas nessa primeira fase, mas vamos receber de forma escalonada. A cada semana estamos recebendo de cinco a seis mil doses, isso poderá ser alterado de acordo com a agenda do Ministério da Saúde”, explicou a secretária, que destacou ainda que não é motivo para pânico, todos os públicos alvos serão vacinados.

Em Guaratinguetá, foram quatro mil vacinas aplicadas na cidade nesta semana, esgotando o primeiro lote enviado pelo governo estadual. Para a vacinação, a Prefeitura preparou um sistema drive thru, assim como em Pinda, atendendo na Estação Ferroviária, no Centro. Na primeira etapa, foram 250 doses e as demais doses foram aplicadas nos postos de saúde.

Potim começou a distribuição das vacinas somente para os idosos a domicílio, nessa primeira fase que segue até o próximo dia 16. A secretaria de Saúde recebeu oitocentas doses e foram aplicadas setecentas no primeiro dia entre idosos e profissionais de saúde.

O primeiro dia de campanha em Cruzeiro imunizou duas mil pessoas. O Ministério da Saúde disponibilizou neste primeiro momento três mil vacinas contra a Influenza para a cidade.

A Prefeitura de Lorena recebeu quatro mil doses da vacina, ainda na segunda-feira por volta das 16h acabaram as unidades. Segundo a secretária, Imaculada Conceição, está sendo feito o trabalho de atenção decentralizada em todas as unidades da saúde. “Houve uma proposta para atendimento nos carros (drive thru), esses atendimentos não está sendo feito de forma centralizada, porque observamos nos município vizinhos mais de quinhentos carros na fila sendo que só tinha 250 doses para vacinar”, concluiu.

Já em Aparecida, as doses acabaram na manhã da última terça-feira. O município recebeu 32% das doses necessárias para a primeira etapa (idosos, acamados e profissionais de saúde). A Vigilância Epidemiológica informou que espera a chegada de mais 1.100 doses nesta quinta-feira. A aplicação acontecerá na Escola Anísio Novaes das 8h às 11h30 com retorno das 13h às 16h. Nos dois primeiros dias de vacinação foram imunizados 550 pessoas também na Escola.

De acordo com as demais cidades um novo estoque de vacina será disponibilizado pelo Governo Estadual nesta quinta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?