Cidades da região aguardam chegada de mais de 26,1 mil vacinas contra a Covid-19

Cerca 45% das doses tem programação para atender 36 municípios com AstraZeneca; imunizantes devem ser entregues até esta quarta-feira

Início da imunização contra a Covid-19; região tem nova remessa, agora com AstraZeneca; (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
RMVale

Enfrentando um dos períodos mais críticos desde o início da pandemia, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) deverá receber 26,1 mil doses da vacina contra a Covid-19 até esta quarta-feira (27). Mais da metade das doses será destinada para apenas três dos 39 municípios da região.

O Governo do Estado anunciou no fim da tarde da última segunda-feira (25) que distribuirá 501 mil doses da vacina produzida pela universidade inglesa Oxford e a farmacêutica sueca/inglesa AstraZeneca em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), para as 645 cidades paulistas.

De acordo com o Governo João Doria (PSDB), a compra dos imunizantes foi viabilizada através do PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. Assim como na distribuição realizada entre os últimos dias 18 e 21 das 4,5 milhões de doses da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, a proporção da divisão leva em conta o número de habitantes das cidades.

Além dos profissionais de Saúde, que atuam na linha de frente dos atendimentos às vítimas da pandemia, a nova etapa de vacinação contemplará indígenas, quilombolas e idosos ou portadores de necessidades especiais internados em instituições de longa permanência.

Cidade mais populosa da RMVale, São José dos Campos recebeu na manhã desta terça-feira 8,7 mil doses da vacina da Fiocruz.  Já os outros dois municípios que serão contemplados com mais imunizantes são Taubaté (3,480 mil) e Jacareí (2,3). Juntas, as três cidades totalizam cerca de 55% das vacinas destinadas à RMVale.

A reportagem do Jornal Atos solicitou às Prefeituras da região informações sobre a quantidade de doses que cada uma será contemplada até a próxima quarta-feira.

Pindamonhangaba deve receber ainda nesta manhã 1,360 mil doses do imunizante. Outras cidades que receberão as vacinas são: Guaratinguetá (1,280 mil), Caraguatatuba (700), Lorena (820), Piquete (150), Potim (320), São Sebastião (570) e Silveiras (50). Cruzeiro também terá vacinas, mas a Prefeitura não soube precisar a quantidades que devem chegar também nesta quarta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?