CDHU parcela dívida aproximadamente dois mil inadimplentes na região

Programa vinculado à secretaria de Habitação do Estado oferece acordo para famílias com três ou mais prestações em atraso

Conjunto habitacional da CDHU; Companhia foca em redução de dívidas (Foto: Reprodução CDHU)

Fabiana Cugolo
RMVale

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) iniciou o processo de redução de dívidas para 44,1 mil inadimplentes no estado de São Paulo. A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) totaliza 2.442 contratos. A redução visa os mutuários com três ou mais prestações em atraso.

De acordo com a companhia, a proposta é para uma redução com quitação, sem juros, de 10% do valor das parcelas em atraso. O valor restante poderá ser dividido ao longo das parcelas do contrato de financiamento. Cartas com as propostas são encaminhadas aos inadimplentes com um boleto personalizado, com data de vencimento para o próximo dia 25, mas com a possibilidade de vencer em abril, para àqueles que modificarem o vencimento com a CDHU.

Por conta da pandemia e as dificuldades financeiras ocasionadas pelo momento, em 2020, cerca de 630 contratos com histórico de pagamentos em dia passaram a situação de inadimplência na RMVale. Atualmente, a cidade com maior número de inadimplentes na região é Jacareí, seguida por Lorena, que também possui moradores em dívida.

Segundo o gerente regional da CDHU, Francisco Vieira, o Tchesco, a campanha com os mutuários segue com bons resultados. “A vantagem é que ao fazer isso, estando em dia com as prestações, não tem aquele fantasma que preocupa muitos dos nossos mutuários, que é ação de despejo, reintegração de posse, que é muito difícil e dura. Nós estamos aproveitando esse cuidado (redução de dívidas) que ocorreu ao longo de 2020 e não está sendo diferente em 2021”, destacou.

A próxima entrega da CDHU na região será em Moreira César, distrito de Pindamonhangaba, onde serão entregues 236 apartamentos. A previsão é de que quarenta destes apartamentos sejam entregues no final do mês, 92 em maio, e mais 104 no mês de julho. O investimento foi de R$ 23,5 milhões. “As quarenta famílias que vão receber agora as unidades em Moreira, todas já estarão com o conjunto averbado, ou seja, já sabendo que estão pagando e que estão com os documentos em seu nome. É uma garantia, que estimula os nossos mutuários a manterem as prestações em dia”, destacou Tchesco.

As obras da CDHU possuem parceria com as prefeituras, que cedem os terrenos. As construções, pavimentações, rede de luz, água, esgoto e paisagismo, ficam por conta da companhia. Segundo Tchesco, o valor arrecadado nesta negociação de dívidas no Vale do Paraíba será direcionado para a construção de mais conjuntos habitacionais nesta mesma localidade.

Na região, estão em andamento obras em Aparecida, Lorena, Cachoeira Paulista e Lagoinha. Os sorteios e entregas continuam sendo realizados de forma remota, por conta da pandemia do coronavírus. O atendimento ao público é feito por telefone, por meio do “Alô CDHU” 0800-000-2348, pelo site cdhu.sp.gov.br, o aplicativo da CDHU e agora também pelo Poupa Tempo, que presta suporte à companhia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?