Caraguá pede ajuda do Estado para fiscalizar turistas

Prefeitura espera por “invasão” de visitantes até o fim do mês; Cidade tem 47 mortos pela Covid-19

Visão aérea da orla de Caraguatatuba, cidade que teme receber turistas em meio a pandemia (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
Caraguatatuba

Prevendo a chegada de um grande fluxo de turistas neste final de semana devido ao feriado prolongado em São José dos Campos, a Prefeitura de Caraguatatuba solicitou na última quarta-feira (22) apoio do Governo do Estado para reforçar a fiscalização no cumprimento das regras de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Terceira cidade com mais mortes causadas pela doença na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Caraguá teme que a presença dos visitantes contribua para o avanço do contágio no município.

Em nota oficial, a Prefeitura de Caraguatatuba informou que estima um movimento intenso de turistas e veranistas, pois na próxima segunda-feira é feriado municipal em São José, em comemoração aos 253 anos da cidade, o que historicamente motiva os moradores a aproveitarem a data e o final de semana para viajarem ao Litoral Norte.

Além da previsão de altas temperaturas para os próximos dias, outro fator que aumenta a preocupação do Executivo é que o município recebe, tradicionalmente, no fim de julho um grande fluxo de visitantes em férias.

Buscando contar com um maior efetivo nas ações de fiscalização contra aglomerações, o prefeito Aguilar Junior (PSDB) solicitou à gestão do governador, João Doria (PSDB), o apoio de equipes da Vigilância Sanitária Estadual e das polícias Civil, Militar e Rodoviária.

Além da montagem de bloqueios para a medição da temperatura de motoristas na entrada da cidade litorânea, o contingente reforçaria também as fiscalizações em estabelecimentos comerciais e as abordagens de pedestres sem máscaras em praias e demais pontos turísticos.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que o Estado responda a solicitação até a manhã da próxima sexta-feira (24).

Alerta – Para a preocupação da população e das autoridades, Caraguá contabiliza até a tarde desta quinta-feira (23) 639 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 47 mortes e 546 recuperados.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o Município aguarda ainda os resultados dos exames de diagnóstico de 249 pacientes e dois óbitos suspeitos.

Em contrapartida, já foram descartados 2.274 casos suspeitos, entre eles 33 mortes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?