Caraguá intensifica ação para inibir acampamentos em praias durante a pandemia

Dez turistas são retirados de barracas em locais proibidos; ação tenta conter avanço da Covid-19

Acampamento em praia de Caraguá desmanchado por fiscais municipais; cidade intensifica ações (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
Caraguatatuba

Contando com o apoio da Polícia Militar, a Prefeitura de Caraguatatuba ampliou nesta semana as ações de fiscalização contra acampamentos em praias. Desrespeitando a lei municipal e as recomendações de segurança em meio à pandemia do novo coronavírus, dez turistas foram flagrados nos últimos nove dias em ocupações irregulares.

Após uma denúncia anônima, equipes da secretaria de Urbanismo e da PM abordaram na noite da última quinta-feira (27) um turista que estava numa barraca nas areias da Praia do Centro. Obrigado a deixar o local, o visitante teve sua barraca apreendida após ser informado que o Código de Posturas Municipal, em vigor desde 1980, permite acampamentos apenas em áreas demarcadas para campings privados.

Na última terça-feira (25), a secretaria de Urbanismo promoveu uma limpeza em torno da praia da Lagoa Azul e implantou diversas placas informativas sobre a proibição de acampamentos e fogueiras no local. Na ação, foram removidas lonas, quarenta cadeiras plásticas, 13 mesas, dez guarda-sóis e diversas latas, garrafas e roupas deixadas por turistas.

A operação ocorreu após uma família da Bahia, formada por dois adultos e duas crianças, ser flagrada acampada no local no último dia 20.

Três dias antes, fiscais municipais desmancharam um acampamento erguido, por cinco jovens, na Praia Brava do bairro Martim de Sá. Os turistas de Santo André, que fica na região do ABC Paulista, haviam montado três barracas e se preparavam para participarem de um churrasco.

Conscientizados, os visitantes deixaram o local e recolheram seus objetos.

De acordo com a Prefeitura, as fiscalizações seguirão intensificadas em todos os pontos da cidade litorânea. Além de evitar danos ambientais, a iniciativa busca também reduzir aglomerações em meio à pandemia.

Até o fim desta sexta-feira (28), Caraguá contabiliza 15.354 moradores contaminados, sendo 371 mortos e 103 internados, entre eles 42 estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 58 no setor clínico.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?