Caraguá inaugura primeira Residência Inclusiva para pessoas com deficiência do Litoral

Criada por meio de parceria entre o Município e a Apae, iniciativa tem estrutura para abrigar até dez moradores

Representantes da Prefeitura de Caraguá e da Apae, que inauguraram a primeira Residência Inclusiva do Litoral Norte (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Caraguatatuba inaugurou neste mês a primeira Residência Inclusiva do Litoral Norte. A iniciativa foi oficializada por meio de parceria entre a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O local conta com a capacidade de atender até dez pessoas e foi idealizado para garantir um lar para pessoas com deficiência que não possuem família ou com elos familiares rompidos.

O projeto conta com mais duas assistentes social, uma psicóloga, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, quatro cuidadores, uma cozinheira, um motorista, um auxiliar administrativo e outro de serviços gerais.

O prefeito Aguilar Junior (MDB) destacou que essa era uma necessidade do município. “Muitas mães, pais ou responsáveis por pessoas com deficiência têm enorme preocupação, caso faleçam, sobre quem cuidará dos seus filhos e filhas. Fico muito feliz em concretizar, em colocar em prática a Residência Inclusiva, com o apoio da Apae, oferecendo um ambiente acolhedor, seguro e que supre as necessidades básicas dessas pessoas que não têm mais a família como porto seguro”.

O equipamento é voltado para garantir a proteção de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o local abriga três moradores que possuem idade entre 19 e 51 anos. Segundo a coordenadora do projeto, Renata de Souza, dois dos residentes estão institucionalizados há alguns anos na Casa da Infância, após sofrerem violação de direitos por parte da família. Agora, eles possuem um lar permanente, onde poderão receber visitas, além de participarem de atividades socioeducacionais, culturais, fisioterapia, atendimento psicológico, lazer e acompanhamento nutricional. “Eles, agora, são uma família. Essa tem sido uma experiência enriquecedora para todos com resultados muito positivos”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?