Caraguá aumenta rigor contra “sommeliers de vacina”

Medida anunciada pelo prefeito coloca no fim da fila quem se recusar a tomar a imunizante contra a Covid-19 disponível no dia

Aplicação contra a Covid-19, em Caraguá; cidade passa a colocar no fim da fila os “sommeliers de vacina” (Foto: Reprodução PMC)

Ana Laura Carvalho
Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Júnior (MDB) anunciou, na última segunda-feira (5), uma medida para evitar os ‘sommeliers de vacina’, nome dado a quem insiste em tentar escolher a marca do imunizante no momento da aplicação. Os moradores que se recusarem a receber a dose terão seu cadastro no Vacina Caraguá automaticamente cortado e retornarão para o fim da fila.

Durante a live, o prefeito destacou que ‘vacina boa é vacina no braço’, e ainda reforçou para a população a necessidade de realizar o cadastro prévio pelo aplicativo do 156. A Prefeitura não soube informar o número de pessoas que tentaram escolher a marca da vacina. “É importante fazer o cadastro no aplicativo, independentemente da idade. Não espere chegar sua idade para fazê-lo”, frisou o chefe do Executivo, que lembrou que o cadastro facilita na questão logística para o envio de doses às UBS.

Caraguatatuba já vacinou setenta mil pessoas contra Covid-19, 55 mil com primeira dose e 15 mil com segunda ou dose única. Nessa semana o Município está vacinando população em geral de 35 a 39 anos, sem comorbidades, com 3.420 doses disponíveis para este público. Mesmo com os avanços, a vacinação para lactantes segue parada. O prefeito disse que não recebeu doses do governo estadual para este público.

Além da medida para conter os ‘sommeliers’, foi anunciada uma possibilidade da cidade estender o horário de atendimento nas UBS até às 21h, e também um possível ‘Dia D’ da vacinação contra Covid-19 para segunda dose no início de setembro, para as pessoas que iniciaram seu esquema vacinal até o dia 12 de junho.

O prefeito ressaltou que Caraguatatuba não aplicou doses vencidas e ainda falou sobre o resultado da vacinação. “A gente vem percebendo que o número de internações, casos e óbitos no município vem diminuindo bruscamente, tudo por conta da vacinação”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?