Caraguá antecipa vacinação e tenta ampliar atendimentos contra a Covid-19

Sábado marca novo cronograma da campanha, com imunização para pessoas de 50 a 59 anos; profissionais da educação também já podem receber dose

Vacinação contra a Covid-19 é antecipada em Caraguá e novos grupos são atendidos no município (Reprodução PMC)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Na tentativa de ampliar a imunização da população em geral, Caraguatatuba promove, no próximo sábado (12), o “Dia D” para a campanha vacinal contra a Covid-19. Neste mesmo dia, estarão autorizadas as aplicações em pessoas sem doenças pré-existentes com mais de cinquenta anos.

Nesta fase da campanha são esperados também os profissionais de educação das redes municipal, estadual e particular com mais de 45 anos. Os moradores com comorbidades, pessoas com deficiência (física, sensorial e intelectual) que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada), gestantes e puérperas com mais de 18 anos estão aptos para a imunização.

A ampliação da cobertura vacinal foi viabilizada devido ao reforço de doses que a cidade recebeu após queixas de defasagem ao Governo do Estado. Ao todo, serão 12 postos de aplicação, sendo uma escola exclusiva para o acolhimento de profissionais da Educação.

De acordo com o Município, desde o início da vacinação o objetivo tem sido os idosos e devido à ação, o número de incidência da doença e óbitos com pessoas com mais de sessenta anos foi reduzido. Mas devido a alta de casos em jovens e adultos, a cidade decidiu acelerar a faixa etária prevista pelo Estado.

Um levantamento feito pela secretaria municipal de Saúde aponta que, entre os últimos dois meses, o número de casos entre adultos até 59 anos foi maior. Em abril, de 1,8 mil casos, 70% deles representavam a faixa etária de 20 a 59 anos. Em maio, houve elevação para 76%, totalizando mais de 1,4 mil casos.

Para garantir que a vacinação ocorra de maneira tranquila, a população apta à imunização deve se cadastrar na plataforma “Vacina Caraguá”. O indivíduo que não estiver inscrito deverá efetuar o cadastramento no momento, o que poderá gerar filas e lentidão no atendimento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?