Área de preservação é alvo de desmatamento em Ubatuba

Responsável pelo crime é detido pela PM; mais de 2.500 m² de mata são atingidos

Área de Preservação Permanente que foi alvo de desmatamento em Ubatuba (Foto: Divulgação PMA)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Após denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental deteve na tarde da última segunda-feira (24) um homem acusado de desmatar parte de uma APP (Área de Preservação Permanente) em Ubatuba. Segundo perícia no local, o ato criminoso danificou aproximadamente 2.600 m² de vegetação nativa.
De acordo com o boletim de ocorrência, moradores do bairro Taquaral acionaram à PM após desconfiarem de uma movimentação suspeita numa área de mata da região. Ao chegar no local indicado, os policiais militares ambientais constataram que parte da vegetação havia sido retirada recentemente.
Flagrado no interior de outro ponto da APP, um homem confessou que desmatou o trecho para abrir uma rua e também plantar verduras no local. Questionado, ele afirmou que não pretendia futuramente vender os alimentos, mas sim consumi-los.
Indagado pelos PM’s se possuía aval da secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba ou do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para realizar os atos, o homem afirmou que não sabia que eram necessárias as autorizações dos órgãos.
Apesar da justificativa, o infrator foi encaminhado à Delegacia de Ubatuba, onde prestou depoimento. Multado em R$ 7,8 mil e liberado na sequência, o homem responderá por crime ambiental. Segundo a PM, a área alvo de desmatamento fica às margens da nascente do rio que corta o bairro Taquaral, e sua preservação é fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema da região.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?