Aguilar Junior inaugura reabilitação psiquiátrica no Stella Maris

Com funcionamento 24 horas, espaço conta com dez leitos e foca casos de urgência e emergência

Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguá, que inaugurou centro para atendimentos psiquiátricos (Foto: Reprodução PMC)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Caraguatatuba inaugurou, no último domingo (3), o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris, unidade referência no Litoral Norte. O espaço passa a oferecer atendimento 24 horas contínuo aos pacientes do município e deve atender casos de urgência e emergência.

A cidade conta com diversos dispositivos para atender os pacientes que precisam de apoio psicológico e psiquiátrico, com as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) como porta de entrada por meio das ESF’s (Equipes de Saúde da Família).

O prefeito Aguilar Junior (MDB) enfatizou que a obra é um marco para o planejamento no setor e se lembrou dos obstáculos de prestar atendimento de qualidade para pacientes em crise psiquiátrica. “Antes era desafiador deixar os pacientes não psiquiátricos com os que eram”, destacou.

Ocentro conta com dez leitos de internação, além de equipe multiprofissional que inclui médico psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem e também psicólogo.

Para a realização do espaço, foram investidos cerca de R$ 2 milhões provenientes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por meio da pasta responsável.

O local deve expandir a rede atendimento psiquiátrico que o município possui como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool-Drogas), ASMIJ (Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil) e CER (Centro de Reabilitação).

A secretaria de Saúde destacou que as urgências e emergências são atendidas pelas UPA’s e encaminhadas, via Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), para hospitais com atendimento psiquiátrico, seja na cidade ou em outros municípios, referenciados pela DRS(Departamento Regional de Saúde) em Taubaté.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?