Lorena sedia evento de empreendedorismo com apoio do Google

Startup Weekend premia participantes com cursos; evento tem três dias de apresentações no Campus 1 da USP

Startup Weekend, em Itajubá-MG; proposta é incentivar novos empreendedores e buscar ideias inovadoras (Foto: Divulgação)
Startup Weekend, em Itajubá-MG; proposta é incentivar novos empreendedores e buscar ideias inovadoras (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Para impulsionar o empreendedorismo na região, a organização Techstars realiza entre os dias 4 e 6, o “Startup Weekend”, em Lorena. A iniciativa, que conta com o apoio do Google for Entrepreneurs, incentiva os participantes a criarem modelos de negócio e protótipos.

O termo “startup” é dado a um projeto ou trabalho de um grupo de empreendedores sobre uma ideia diferente que tenha potencial mercadológico. Além disso, a expressão também pode ser traduzida como a criação de uma empresa ou serviço.

Antes de apresentarem sua inovação ao mercado, os empreendedores necessitam realizar uma série de análises para identificarem quais caminhos devem ser percorridos para que seja alcançado o sucesso desejado.

Uma das organizadoras do Startup Weekend, Liliane Takemoto, explicou que o evento é uma experiência única onde empreendedores e aspirantes podem descobrir se suas ideias são viáveis. “O Startup Weekend é uma rede global de líderes empreendedores de alto impacto em uma missão de inspirar, educar e capacitar. Mais de oito mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de cem países. Só no Brasil já foram realizados em aproximadamente cinquenta cidades”.

Durante os três dias de atividade, os participantes receberão orientações para a construção do modelo de negócios, desenvolvimento de um protótipo e a apresentação para uma banca avaliadora composta por especialistas do ramo.
No primeiro dia de evento, o palco será aberto para que os participantes troquem experienciais e convençam os demais a entrarem para o seu time. As ideias de startup mais votadas serão escolhidas para participarem das demais fases da competição. Já nos dias 5 e 6, as equipes buscarão um modelo de negócios e criarão um produto viável, através de metodologias e ferramentas. “A grande missão do Startup Weekend é promover o empreendedorismo nas cidades sede do evento. Lorena ainda é um município fraco quando o assunto é estímulo ao empreendedorismo. A criação de soluções inovadoras é uma das maiores formas de desenvolver a sociedade, e nada mais urgente do que desvincular isso de grandes personalidades ou empresas” ressaltou Liliane.

Premiação – Os interessados em participarem do evento, realizado no Campus 1 da USP-Lorena, devem entrar na página do evento no Facebook e comprar os ingressos no site indicado.

A organizadora do evento revelou a premiação que será destinada aos vencedores: “Para o primeiro colocado haverá um curso de líder coach de quatro módulos pela Revolução Coaching, com o Renato Amaral, e 100% de bolsa do curso de Excel Avançado pela Dinâmica Treinamentos. Para o segundo colocado haverá uma bolsa de 50% do curso de Green Belt também na Dinâmica. E para o terceiro colocado haverá um mini-curso das sete ferramentas da qualidade”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?