AME passa a atender região após dois anos de atraso

Estado entrega ambulatório em Lorena para demanda de 17 cidades para realização de cirurgias de baixa e média complexidade
O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saúde do Estado participam de inauguração do AME em Lorena (Foto: Francisco Assis)
O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saúde do Estado participam de inauguração do AME em Lorena (Foto: Francisco Assis)
Estéfani Braz
Lorena
Com dois anos de atraso, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) iniciou os atendimentos na última segunda-feira, em Lorena. A unidade foi inaugurada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no sábado.O AME Mais” será referência para atendimento ambulatorial em 31 especialidades médicas e não médicas para 17 municípios do Vale do Paraíba. A região, que já conta com outras duas unidades, em São José dos Campos e Caraguatatuba, teve o terceiro AME entregue e uma quarta unidade será construída em Taubaté. Os investimentos para implantação do serviço foram de R$ 3,2 milhões.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, David Uip, o AME vai proporcionar aos moradores um atendimento mais humanizado. “Esse ‘AME Mais’ é o que tem competência para fazer cirurgias de pequeno e médio porte, inclusive, com anestesia. Todo o cidadão que precisar de uma atitude cirúrgica, de pequeno porte, de médio porte, poderá fazer aqui”.

A estrutura do novo ambulatório garante ainda ao paciente o atendimento de internação por algumas horas em casos de necessidade. O local conta com 23 consultórios médicos, três consultórios para outras especialidades, 12 salas para exames, duas salas para curativos, duas salas para procedimentos, além de espaços específicos para medicação, enfermagem e repouso/observação.

Para Alckmin, a unidade vai ajudar a desafogar os hospitais da região. “O AME Mais também é um hospital dia, porque toda cirurgia que você puder fazer de manhã e de tarde ir pra casa, você pode fazer aqui”.

Segundo dados da secretaria Estadual de Saúde, em 2015, foram realizados 230 mil cirurgias nas 52 unidades existentes. Atualmente, são 55 ambulatórios.

Em Lorena, o AME atenderá as cidades de Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, São José do Barreiro e Silveira; além do município sede, totalizando uma população de cerca de 450 mil pessoas.

Atrasos – Em 2009, o até então governador José Serra (PSDB), anunciou que Lorena seria contemplada com uma unidade do AME. A unidade teve a obra paralisada por seis meses devido a problemas na transição de governo e problemas jurídicos na licitação. Dois anos depois, já com Alckmin no governo, foi liberada a verba total para a construção.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?