Potim retoma transporte de pacientes para hospitais de referência regional

Mais de 17 mil pessoas foram transportadas em 2017; secretaria de saúde conta com três carros e uma van

Ambulância utilizada nos atendimento de Potim; cidade retoma transporte de pacientes para hospitais de referência (Foto: Arquivo Atos)
Ambulância utilizada nos atendimentos de Potim; cidade retoma transporte de pacientes para hospitais de referência (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Potim

A diretoria de Saúde de Potim retomou na última semana o transporte de pacientes que realizam exames e consultas nos hospitais referências de Taubaté. O transporte havia sido suspenso no final de 2017 para atender a alta demanda de transportes para o AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) de Lorena.

Em 2017 cerca de 17.350 pessoas foram transportadas para consultas e exames médicos em cidades referências como São Paulo, Lorena, Taubaté, São Carlos e São José dos Campos. O número representa 80% de toda a população.

De acordo com a diretora de Saúde de Potim, Maria Rodinéia Paixão, o número supera a expectativa do setor.”gEm 2017, quando assumi a diretoria, um grande desafio seria o transporte de pacientes, já que a pasta não conta com muitos veículos. No entanto, conseguimos superar a nossa meta e chegamos a um número satisfatório”, contou a diretora.

A Saúde de Potim conta com três carros e uma van para o transporte de pacientes. O número de pessoas transportadas é grande devido ao aumento da oferta de vagas, captadas pela equipe de regulação. “Além de garantir o transporte, nós queríamos que as pessoas tivessem mais acesso aos hospitais e com a nossa equipe conseguimos chegar a um número superior, que ainda não foi compilado, mas que é alto, já que muitos pacientes têm condições e se transportam por conta própria”, explicou Maria Rodinéia.

Para agendar uma consulta em hospitais referências é necessário procurar a unidade de ESF (Estratégia da Saúde da Família) do bairro e ter o encaminhamento médico comprovando a necessidade. O agente de Saúde faz a solicitação de vaga à central de regulação, que encaminha o pedido de garantia para o ESF assim que a vaga for reservada.

Para fazer o agendamento de transporte, o paciente deve ir até a Central de Vagas com dois dias de antecedência portando o cartão SUS, filipeta da consulta e documento de identificação. Mais informações sobre o serviço pelo telefone 3112-9222.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?