Potim identifica casos suspeitos do novo coronavírus em barreira sanitária
Mais de trezentas pessoas foram abordadas durante a ação da secretaria de Saúde; cidade tem 68 confirmações

Bruna Silva
Potim
Para conter o aumento dos casos da Covid-19, a secretaria de Saúde de Potim iniciou, na última terça-feira (14), a barreira sanitária na entrada da cidade, na Ponte Nova. Conforme dados da secretaria de Saúde, cerca de 360 moradores foram abordados pela equipe.
A ação tem como objetivo orientar a população sobre maneiras de prevenção à Covid-19 como uso de máscaras e higienização das mãos, durante as atividades foram abordados ciclistas, pedestres e motoristas.
As pessoas que passam pelo local também têm a temperatura corporal medida, preenchimento de questionários sobre possíveis sintomas e de contágio da doença.
Através deste método que a Prefeitura identificou um caso suspeito em que o indivíduo estava com febre e tinha tido contato com outro infectado. Houve ainda o encaminhamento desta pessoa para consulta especializada, mesmo o Município não podendo obrigá-la a ter assistência médica.
De acordo com os responsáveis pela atividade, mais da metade dos moradores abordados estavam utilizando máscaras de proteção e apoiam a medida adotada pela administração municipal. A secretaria de Saúde contabilizou que cinco moradores atendidos pelo bloqueio sanitário tiveram sinais da Covid-19 nos últimos 14 dias.
Conforme o último boletim epidemiológico, Potim tem 68 casos confirmados, sendo 55 já recuperados, 11 permanecem em monitoramento e um internado. A cidade aguarda ainda o resultado de mais 65 testes, sendo que um paciente está internado para auxílio médico. Uma morte foi confirmada desde março.