Potim flexibiliza comércio e autoriza celebrações religiosas

Administração publica decreto antecipando fase laranja da retomada da economia

Uma das novas vias pavimentadas de Potim; cidade tem maior flexibilização comercial e religiosa (Foto: Reprodução PMP)

Rafael Rodrigues
Potim 

A última cidade da região a publicar decreto flexibilizando o comércio local, Potim surpreendeu, antecipando-se em algumas questões, como a liberação do atendimento de salões de beleza e barbearia, além de permitir também a realização de cultos religiosos.

De acordo com o documento publicado na última quinta-feira, apesar da flexibilização, medidas restritivas devem continuar sendo tomadas para que o atendimento seja efetuado no município.

Segundo a prefeita Erica Soler (PL), fica permitido o atendimento ao público em imobiliárias, concessionárias, comércio de pequeno porte, indústria, atividades religiosas, salões de beleza e barbearia.

Para que seja permitido o atendimento é necessário que os estabelecimentos cumpram determinadas normativas, como uso de máscara pelos funcionários e clientes. O local terá que disponibilizar também álcool em gel para os consumidores, além de limitar o acesso de pessoas, com permissão de apenas 35% da capacidade.

“Uma igreja que tem cem membros, que vai fazer um culto, apenas 35 pessoas poderão participar, com uma distância de dois metros cada um e sempre com uso de máscara e álcool em gel”, exemplificou Erica Soler, que confirmou que antecipou em alguns casos, a flexibilização da economia na cidade. “Nós estamos dentro da fase laranja, que é a fase dois, do Estado, e estamos antecipando, mas com algumas medidas”.

Os salões de barbearia e de beleza não estão contemplados na primeira fase da flexibilização estipulada pelo Governo do Estado de São Paulo, entretanto, em Potim, poderão atender, desde que também cumpram determinas exigências estabelecidas no decreto municipal. “Salões deverão fazer agendamento prévio com os clientes e atender uma pessoa por vez”, explicou a prefeita.

Sobre a abertura de igrejas, recentemente, a Arquidiocese de Aparecida, responsável por Potim, havia emitido nota referente ao atendimento em Guaratinguetá, onde o prefeito Marco Soliva (PSB), também liberou a realização de cultos religiosos.

Na nota, assinada pelo arcebispo, Dom Orlando Brandes, a Igreja reforça que cabe a cada pároco debater junto ao Conselho Pastoral para realização de missas. A nota informa ainda, que aos que decidirem realizar as celebrações, deverão cumprir as medidas estabelecidas pelo decreto municipal.

Já com relação à Potim, a arquidiocese não se manifestou até o fechamento dessa reportagem.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?