Potim aposta em Atividade Delegada para inibir criminosos

Válido até 2027, convênio com o Estado garante reforço no contingente da PM; ação deve ser iniciada em até trinta dias

Ação da Polícia Militar em Potim; cidade garante convênio com Estado para ter Atividade Delegada (Foto: Reprodução PMP)

Lucas Barbosa
Potim

Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores de Potim, a Prefeitura firmou na última semana um convênio com o Governo do Estado que garante a implantação da Atividade Delegada no município por cinco anos. O programa possibilita que policiais militares de folga sejam contratados pelo Executivo para atuarem no combate à violência e na fiscalização ao cumprimento de leis municipais.

Em nota publicada no site oficial da Prefeitura na última sexta-feira (4), o governo da prefeita Erica Soler (PL) anunciou que pela primeira vez em sua história, Potim contará com a Atividade Delegada. Publicado no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (3), a oficialização do convênio garante que a cidade contará com o reforço de até quatro policiais militares por dia.

Além de disponibilizar uma viatura totalmente equipada para a atuação dos PM´s, a Prefeitura investirá mensalmente cerca de R$ 14 mil na contratação dos profissionais. A expectativa do Executivo é que com o aumento do efetivo policial, os índices de criminalidade reduzam consideravelmente ao longo deste ano, já que a cidade registrou um preocupante aumento na violência em 2021.

De acordo com dados da SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado), Potim teve sete vítimas de assassinato no ano passado, representando um crescimento de 133% em comparação a 2020, quando três moradores foram executados. Os índices de roubo e furto também sofreram aumento no período. Enquanto a primeira prática criminosa subiu 75%, saltando de 12 para 21 casos, a outra cresceu 17%, passando de 84 para 99 registros.

Além de apontar a dificuldade que motivou o Executivo a buscar a implantação da Atividade Delegada, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Waldir Amaro, revelou qual será uma das principais atribuições dos contratados. “O maior benefício é com relação ao efetivo policiamento, já que hoje se uma viatura de Aparecida ou Roseira precise de apoio, Potim fica desguarnecido. A Atividade Delegada deve focar na fiscalização de trânsito que hoje é também uma questão muito importante para a cidade. Ao longo do trabalho iremos verificar a necessidade de atuação em outros locais”.

Segundo a atual gestão municipal, a previsão é que os PM´s contratados comecem a atuar na cidade entre os próximos 15 e 30 dias. O convênio firmado com o Estado é válido por até sessenta meses.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?