Piquete busca zerar fila por exames de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Prefeitura anuncia mutirão de procedimentos entre outubro e dezembro; cerca de duzentas moradoras aguardam mamografia

Equipe de atendimento, em estrutura montada no Centro de Piquete para realização de série de exames (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Barbosa
Piquete

Tentando evitar que moradoras de Piquete sofram com o câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura anunciou na última quinta-feira (14) que promoverá um mutirão de exames preventivos. Devido aos transtornos causados pela pandemia na rede pública de Saúde, a cidade registra uma demanda reprimida de cerca de duzentas pacientes que necessitam de mamografia.

Comandada pelo prefeito, Rômulo Kazimierz, o Rominho (PSDB), a atual gestão municipal informou em nota oficial que a força-tarefa, iniciada nesta segunda-feira (18), oferece exames ginecológico como Papanicolau em todas as ESF´s (Estratégias de Saúde da Família) da cidade. Destinado a moradoras maiores de idade e que estão há mais de um ano sem realizá-lo, o procedimento consiste em coletar células do colo do útero, possibilitando a identificação de lesões ou de alterações motivadas pelo vírus do HPV, principal causador de câncer no órgão. As interessadas em realizarem o teste devem comparecer a ESF mais próxima de sua casa e solicitar o agendamento.

A iniciativa municipal, que vai até está quinta-feira (21), faz parte das ações voltadas a comemoração do “Outubro Rosa”, campanha nacional de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de colo do útero e de mama.

De acordo com o secretário de Saúde de Piquete, Luiz Humberto Leite, outro importante mutirão destinado à saúde feminina será realizado em breve no município. “O prefeito Rominho determinou a fila zero até o mês de dezembro para os exames de mamografia. Caso o Estado não consiga atender a demanda, contrataremos uma empresa especializada para realizar a ação, beneficiando até duzentas moradoras que aguardam na fila de espera em decorrência da diminuição de vagas ofertadas pela rede estadual em meio à pandemia”.

Evento – Através de uma parceria com a instituição “Liga do Câncer de Piquete”, a Prefeitura promoverá entre os próximos dias 22 e 29 diversas ações ligadas ao Outubro Rosa, no Centro de Exposição e no Salão Luiz Vieira. Além de palestras de conscientização sobre as formas de prevenção à doença, o evento oferecerá aulas de ioga e de zumba. A programação completa pode ser conferida no site oficial da Prefeitura: piquete.sp.gov.br.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?