Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova amplia atendimento em Pinda
Serviço utiliza estrutura antes direcionada para acolhimento de pacientes com Covid-19
Bruna Silva
Pindamonhangaba
A Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova chegou a três semanas de atendimento e ampliação da estrutura da secretaria de saúde de Pindamonhangaba. O objetivo da pasta é desafogar o atendimento na rede municipal, com avaliação da demanda.
Anteriormente, a unidade de saúde prestava assistência exclusiva para pacientes contaminados pela Covid-19. Com o avanço da vacinação e queda dos casos, passou a atender a população diariamente, das 7h às 19h. A gestão apontou que, desta forma, a assistência médica no município estará ampliada aos moradores da região leste.
O espaço é direcionado para pronto atendimento para casos leves com clínico geral. Além de agendamentos com especialistas como cardiologista, pediatra, neurologista, pneumologista, fisioterapeuta, ginecologista, endocrinologista e psicólogo. A responsável pela pasta, Ana Cláudia Macedo, afirmou que a medida foi necessária para analisar a demanda da região, para que futuramente seja possível credenciar a unidade para atender como UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Apesar da proposta, casos de urgência e emergência são encaminhados diretamente ao Pronto Socorro Municipal ou às UPA’s de Moreira César e Araretama. “Gradualmente, conforme fomos adequando a agenda dos profissionais, todas essas especialidades estarão à disposição dos moradores desta região, ampliando e facilitando o acesso aos serviços de saúde, de forma humanizada e descentralizada”, concluiu a secretária.