Segunda-feira de inscrições para castração de animais no Bem Viver

Prefeitura de Pinda abre cem vagas em cronograma que prevê mil atendimentos até o fim do ano; ação é atender até dois animais por residência

Animais para castração em Pindamonhangaba; ação atende cães e gatos do Bem Viver (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Avançando no programa de castração gratuita de animais, a Prefeitura de Pindamonhangaba abriu, até o final desta segunda-feira (22), cem vagas para o complexo habitacional Bem Viver. As inscrições devem ser efetuadas pela plataforma digital 1DOC.

Para que o animal seja atendido pelo projeto, realizado pelo Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento Animal), é necessário que o solicitante preencha a ficha de inscrição e anexe documentos como RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e Cadastro Único. Informações sobre o animal serão repassadas no momento da castração.

O Município destacou que poderão ser inscritos até dois animais por casa. Após a inscrição, o responsável pelo animal recebe informações sobre data, horário e cuidados pré-cirúrgicos. A expectativa é que até o fim de 2021, sejam realizadas mil castrações em animais em toda a cidade. As ações do Cepatas já passaram pelo Ribeirão Grande e Goiabal.

Os animais castrados pelo programa recebem um microchip, com tamanho aproximado de um grão de arroz, implantado na pele. Ele contém ainda um código especial que transmite informações específicas para monitoramento a partir de uma plataforma. “É como se fosse um ‘GPS dos cachorros’, em que o microchip está atrelado ao CPF do tutor. A Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, teremos mais chances de localizá-lo ou, se por alguma razão esse animal sofreu maus tratos ou foi abandonado, nós também vamos localizar o tutor responsável”, garantiu a veterinária da Prefeitura, Fernanda Mussi.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?