Secretaria de Saúde de Pinda disponibiliza equipamento utilizado por Isael para tratamento de Covid-19 na rede pública

Cateter nasal de alto fluxo permite que pacientes contaminados pelo novo coronavírus consigam respirar melhor sem a utilização de medidas invasivas

Apresentação de novo material, que será utilizado no atendimento de pacientes na rede municipal de Pinda (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, nesta semana, que o equipamento de ventilação para o tratamento intensivo de infectados pela Covid-19 já foi adquirido para atender a demanda do Sistema Único de Saúde. A tecnologia foi utilizada no tratamento do prefeito, Isael Domingues, para evitar a intubação no Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas).

De acordo com o Município, Domingues solicitou o equipamento fosse disponibilizado para o tratamento da doença na cidade. O prefeito teve 50% dos pulmões comprometidos, enquanto estava ainda na Santa Casa de Misericórdia de Pinda, a transferência para São Paulo aconteceu para que o protocolo pudesse contar com equipamentos de última geração.

O cateter nasal possibilita melhor fluxo respiratório, uma vez que permite aporte de oxigênio ao organismo sem que haja a necessidade de medidas invasivas, como a intubação. O protocolo de assistência ventilatória da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa, unidade de referência no combate à Covid-19, já foi revisado e este novo equipamento está integrado para o uso de pacientes.

Ainda nesta semana, a equipe da unidade recebeu treinamento para utilizar o cateter nasal. No momento, a Santa dispõe de dois aparelhos para o uso no SUS. A secretaria de Saúde prepara anda o ambulatório pós-Covid para pacientes que precisarem, conforme encaminhamento médico, de fisioterapia respiratória.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?