Saúde de Pinda inicia atendimento na UPA do Araretama

Com 12 leitos, unidade deve atender casos emergenciais e pacientes suspeitos do novo coronavírus no município

Leito da nova UPA, entregue sexta-feira, no Araretama; Pindamonhangaba amplia estrutura da cidade em meio à crise da Covid-19 (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Seguindo o cronograma de entregas, a secretaria de Saúde de Pinda colocou em funcionamento, na última sexta-feira (5), a UPA Araretama (Unidade de Pronto Atendimento). O novo espaço atenderá situações de urgência e emergência, além de contar com gripário para pacientes que apresentam sintomas do novo coronavírus. A unidade está aberta como UPA 24 horas para a população dos bairros próximos, os profissionais de saúde que irão atender a demanda também já estão no local.

De acordo com a pasta responsável, o prédio poderá receber leitos de retaguarda de alta complexidade com respiradores caso a taxa de internação pela Covid-19 aumente na cidade. Os leitos serão designados para pessoas em estado grave que necessitem de cuidados intensivos. No momento, o espaço funciona com atendimento clínico, pediátrico e gripário. No total, há 12 leitos distribuídos em pediatria, feminino, masculino, um para isolamento e dois emergenciais.

O gripário é um espaço para auxílio médico diferenciado a pessoas que possuem sinais de gripe. Diante do aumento dos casos confirmados a secretaria de Saúde, Valéria dos Santos, reforçou a necessidade de os moradores permanecerem em isolamento social. Ela disse ainda que Pinda está na fase controle, e se a adesão ao isolamento não for elevada, há a possibilidade do comércio ser fechado novamente.

Conforme o último levantamento Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado de São Paulo, a taxa declinou para 50%. Sobre os R$ 18 milhões que o Governo Federal deve repassar para o município, o prefeito, Isael Domingues (PL) explicou que o montante será utilizado para reparar o dinheiro usado do Tesouro em medidas emergenciais de contenção à Covid-19. “É como se estivesse devolvendo para as suas áreas o dinheiro do Tesouro, essa é a finalidade. Também (será usado) para algumas ações, como por exemplo cobertura de exames de teste rápido de 10% da população, além de barreiras sanitárias e ampliação dos fiscais do bem que é uma iniciativa para ter mais educadores e orientadores”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?