Região recebe vacinas da AstraZeneca com 26,1 mil doses

Pinda projeta segundo momento de imunização para grupo prioritário; 36 cidades devem ser atendidas

Conferência das doses entregues em Pinda, nesta tarde; região é contemplada por 26,1 mil imunizantes de Oxford (Foto: Bruna Silva)

Lucas Barbosa
RMVale

Enfrentando um dos períodos mais críticos desde o início da pandemia, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) recebe receber 26,1 mil doses da vacina contra a Covid-19 até esta quarta-feira (27). Mais da metade das doses será destinada para apenas três dos 39 municípios da região. Em Pindamonhangaba, foram entregues 1.360 doses da vacina, na manhã desta quarta-feira (27).

O Governo do Estado anunciou no fim da tarde da última segunda-feira (25) que distribuirá 501 mil doses da vacina produzida pela universidade inglesa Oxford e a farmacêutica sueca/inglesa AstraZeneca em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), para as 645 cidades paulistas.

De acordo com o Governo João Doria (PSDB), a compra dos imunizantes foi viabilizada através do PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. Assim como na distribuição realizada entre os últimos dias 18 e 21 das 4,5 milhões de doses da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, a proporção da divisão leva em conta o número de habitantes das cidades.

Além dos profissionais de Saúde, que atuam na linha de frente dos atendimentos às vítimas da pandemia, a nova etapa de vacinação contemplará indígenas, quilombolas e idosos ou portadores de necessidades especiais internados em instituições de longa permanência.

Cidade mais populosa da RMVale, São José dos Campos recebeu na manhã desta terça-feira 8,7 mil doses da vacina da Fiocruz. Já os outros dois municípios que serão contemplados com mais imunizantes são Taubaté (3,480 mil) e Jacareí (2,3). Juntas, as três cidades totalizam cerca de 55% das vacinas destinadas à RMVale.

Com as 1.360 doses da nova remessa, Pinda contabilizou 3.160 doses para o combate ao coronavírus.

Desta vez, os imunizantes foram recolhidos no Departamento Regional de Saúde, em Taubaté. As doses permanecem no Ciaf (Centro Integrado de Apoio à Família), local de vacinação no município.

“Estamos organizando as doses de vacinas que estamos recebendo do Governo do Estado de acordo com as prioridades dentro dos grupos prioritários para que todos possam ser vacinados. Nossa intenção é vacinar a todos, em seu devido tempo e de acordo com as doses de vacinas que formos recebendo”, garantiu a secretária de Saúde, Valéria dos Santos.

Na última semana, o primeiro lote, cerca de 1,8 mil doses, foi utilizado para imunizar os trabalhadores da urgência e emergência da linha de frente de combate ao vírus.

Os moradores de casas de repousos também receberam a imunização durante o fim de semana. Agora, a expectativa é de vacinar os profissionais com mais de sessenta anos e que tenham cadastro ativo no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), além de preencher o termo de consentimento que pode ser baixado no site oficial da Prefeitura de Pindamonhangaba. Após a conclusão desta etapa, a administração deve divulgar um novo grupo.

Somente nos últimos trinta dias, Pinda registrou mais de dois mil novos casos de Covid-19 e 33 óbitos. Outro índice preocupante é de internações, principalmente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que já chegou à ocupação de 100% dos leitos disponíveis.

Ainda na região, outras cidades que receberam as primeiras doses de AstraZeneca foram Guaratinguetá (1,280 mil), Lorena (820) e Caraguatatuba (700). Outros municípios ainda não haviam confirmado o recebimento da vacina de Oxford, mas já garantido a quantidade para este segundo pacote, como: Piquete (150), Potim (320), São Sebastião (570) e Silveiras (50). Cruzeiro também terá vacinas, mas a Prefeitura não soube precisar a quantidades que devem chegar também nesta quarta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?