Quinta-feira de doações em Pinda após estoque de leite materno ser zerado

Dia D foca em unidade que atende bebês prematuros da Santa Casa; responsáveis lembram que material é muito mais rico para cuidados com a criança

Freezer para estocar leite materno, vazio por falta de doações (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Com o objetivo de reabastecer o estoque que atende bebês da cidade, o Posto de Leite Humano de Pindamonhangaba promove nesta quinta-feira (26), o dia “D” de doação. A ação está prevista para acontecer até as 16h.

Ao longo da pandemia da Covid-19, as doações declinaram o que prejudicou o atendimento aos bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Cerca de trinta estão cadastradas, atualmente, para fazerem as doações. Mas somente 12 fazem a entrega semanalmente. De acordo com informações da unidade, há defasagem na oferta de entrega do leite aos prematuros, uma vez que a demanda é alta.

O processo para esterilização e pasteurização do leite é longo, e é realizado na cidade vizinha, Taubaté. Após o criterioso processo, o leite é trazido novamente para Pindamonhangaba e entregue aos recém-nascidos. Porém, há perda durante o processo tendo em vista as condições do alimento.

A enfermeira responsável pelo posto de coleta, Vilma Villar, explicou que o leite humano é um alimento vivo e funcional, e também possui células de defesa que previnem doenças, além de bactérias que ajudam a “colonizar” o intestino. Ela afirmou ainda que as fórmulas tentam chegar próximo em questões de nutrientes, mas que é feita a partir do leite de vaca (que os bebês podem apresentar dificuldades para digeri-lo).

Para o dia D, um esquema de segurança garante que as mães façam a doação sem riscos para a saúde. “É necessário que a mãe esteja saudável para doar o seu leite e que ele seja excedente. Ela vai vir até aqui, a gente vai fazer um agendamento prévio. Ela vindo até aqui a gente pede que ela traga a carteirinha de pré-natal, exames sorológicos ou hemograma mais recente e que venha de máscara”.

A mulher que desejar efetuar a doação não deve apresentar sintomas gripais ou característicos da Covid-19, como falta de ar, febre e tosse. Mais informações sobre método de coleta do Posto de Leite Humano podem ser obtidas pelo WhatsApp (12) 99183-7702.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?