Prefeito promete implantação de Samup para julho em Pinda
Com equipe de atendimento em formação, Prefeitura estima que economia seja de 40% referente a antigo contrato com o Samu
Lucas Barbosa
Pindamonhangaba
Mais de dois meses após o fechamento da base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Pindamonhangaba, o prefeito, Isael Domingues (PR), revelou na última semana que até julho a cidade passará a contar com o serviço municipalizado.
A expectativa é que o contrato represente uma economia de até 40% comparada ao anterior.
Alegando falta de condições financeiras de arcar com a despesa anual de quase R$ 5 milhões, Pindamonhangaba deixou o Cisamu (Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que conta com oito cidades, em 23 de fevereiro. Mesmo após o desligamento, o Município ficou devendo cerca de R$1,5 milhão ao consórcio, valor que está sendo pago de forma parcelada.
Após a saída do Cisamu, a cidade mantém o atendimento de urgência e emergência através do contrato com a empresa Emercor e a Clínica Médica Vale Guaratinguetá.
A perda do Samu gerou uma avalanche de criticas à atual gestão municipal, que no fim de maio anunciou que estava iniciando as tratativas com o Ministério da Saúde para que ocorresse a municipalização do serviço.
No último dia 17, Isael revelou em entrevista à rádio Ótima FM que até julho estrará em funcionamento o Samup (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pindamonhangaba).
Em nota oficial, a Prefeitura explicou que realizará nos próximos dias um chamamento para contratação de profissionais que farão parte da equipe de atendimento. O serviço será interligado a regulação médica de outros municípios, e a toda rede de urgência e emergência.
O Executivo explicou que o projeto também contará com a integração do Corpo de Bombeiros, que cedeu o local onde ficará instalada a central de atendimento. Ao todo serão três ambulâncias da secretaria de Saúde que trabalharão de forma integrada com os veículos de Resgate do Corpo de Bombeiros.
Já o valor do serviço será divulgado somente após a conclusão do chamamento e contratações. “Já fechamos um contrato com melhores serviços e abaixo do valor para a administração do Pronto Socorro. Agora, vamos inaugurar o nosso Samup, com um valor pelo menos de 40% abaixo do consórcio de Taubaté, e ainda com os serviços exclusivos para os moradores de nossa cidade”, explicou Isael.