Pindamonhangaba lança serviço de inspeção de produtos agrícolas

Ação promete segurança da produção de alimentos, com selo de qualidade

Acesso à bairro rural de Pindamonhangaba
Acesso à bairro rural de Pindamonhangaba; programa tenta fiscalizar trabalho de produtores da cidade (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba lançou neste mês o SIM (Serviço de Inspeção Municipal). A proposta é contribuir para que os produtores rurais alavanquem os seus negócios, com a fiscalização dos produtos de origem animal e concessão de um selo que garanta que o alimento seja vendido em estabelecimentos comerciais do município.

De acordo com o diretor de Agricultura, Paulo Ricardo Imparato, o SIM cobra que os produtores se adequem a diversas regras que garantam a qualidade e higiene na manipulação dos produtos de origem animal. Caso o local de produção não se enquadre nos requisitos de segurança necessários, o produtor é obrigado a realizar obras de adequação.

Imparato explicou ainda que o projeto de lei, aprovado em 2007, estava parado e necessitando de alterações, já foram realizadas. “Após o produto ser aprovado, ele ganha o selo de inspeção que acaba abrindo portas para que comece a ser vendido em todos os mercados de Pindamonhangaba. Além de contribuir com os empreendedores, esta iniciativa garante que o consumidor tenha segurança na hora de experimentar um novo produto”, afirmou o diretor.

O primeiro produto que passou pelo SIM, foi o “Queijo do França”, propriedade do empreendedor, Paulo França, 52 anos, dono do Real Capri, que trabalha na produção de produtos à base de leite de cabra.

“Já que contamos com o cadastro do Sisp (Serviço de Inspeção de São Paulo), sabemos que o selo é um divisor de águas. Agora que lançaremos o Queijo do França, essa aprovação garantirá que estejamos aptos a comercializar o nosso novo produto em todos os estabelecimentos comerciais em Pinda”, ressaltou o produtor rural.

Cadastro – Os agricultores de Pindamonhangaba, interessados em passar pelo SIM, devem entrar em contato com departamento de Agricultura para realizar o agendamento da vistoria.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?