Pindamonhangaba avança em obras de drenagem para conter alagamentos

Ação atende antiga reivindicação do Jardim Princesa; seis bairros são beneficiados

Obra de drenagem da Prefeitura de Pinda; cidade investe para evitar novos problemas com chuvas (Foto: Divulgação PMP)
Obra de drenagem da Prefeitura de Pinda; cidade investe para evitar novos problemas com chuvas (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Dando continuidade ao processo de modernização do sistema de drenagem de Pindamonhangaba, a Prefeitura concluiu na última semana as obras de melhorias no bairro Jardim Princesa. Após 45 dias de serviço, o município tenta evitar que os moradores do local sofram com novos alagamentos em dias de fortes chuvas.

Cansadas de conviverem com os transtornos causados por inundações, as famílias do Jardim Princesa cobram há mais de três décadas uma solução do poder público para a falta de estrutura do sistema de captação e vazão de águas pluviais (provenientes da chuva).

Atendendo à reinvindicação da população, a Prefeitura iniciou em 27 de maio um plano de ações de melhorias no sistema de drenagem do bairro. Contando com materiais e mão de obra próprias, realizou a duplicação de bocas de lobo e a substituição das tubulações da rua José Murilo Monteiro, via que registrava os pontos mais críticos de alagamentos. Após esta etapa, foi feita a recomposição do solo com massa asfáltica no último dia 6.

“O Jardim Princesa enfrentava este grave problema histórico, pois sua tubulação era inadequada, prejudicando a vazão das águas pluviais. Certamente essa modernização contribuirá para que os moradores tenham uma melhor qualidade de vida, não se preocupando mais toda vez que começar a chover”, explicou a secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Marcela Franco.

Marcela ressaltou que não é possível estimar o valor investido nas obras, já que elas contaram com materiais próprios e o trabalho de servidores municipais. Lembrou que a ação no Jardim Princesa fez parte de um cronograma de obras de adequação do sistema de drenagem da cidade, que viabilizou melhorias nos bairros Alto do Tabau, Araretama, Bela Vista, Jardim Boa Vista, Vila Prado e Parque São Domingos.

Segundo a secretária, foram iniciados na última semana os estudos para a definição de quais os próximos pontos da cidade e do distrito de Moreira César que serão beneficiados por novas etapas da ação.

 

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?