Pinda volta a fornecer resultados de exames laboratoriais pela web

Diagnósticos são obtidos no site da Prefeitura; Município abre licitação para contratação de gestão do atendimento no laboratório municipal

Pacientes aguardam atendimento em posto de saúde; resultados de exames são disponibilizados via web (Foto: Arquivo Atos)
Pacientes aguardam atendimento em posto de saúde; resultados de exames são disponibilizados via web (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Na tentativa de reordenar o fluxo e dinamizar o atendimento aos pacientes do Laboratório Municipal de Pindamonhangaba, desde a última terça-feira a unidade voltou a liberar os resultados dos exames pela internet. Também na última semana, a Prefeitura abriu um processo licitatório para a contratação da empresa que administrará a unidade em 2018.

Alvo de críticas durante o ano, o Laboratório Municipal chegou a contar, no início do segundo semestre, com uma fila de espera de cerca de oitenta mil exames. Para tentar reverter o quadro, a Prefeitura contratou em agosto, de forma emergencial, a Unimed, para ser a responsável pelo atendimento da demanda. De acordo com a secretaria de Saúde e Assistência Social, a medida deu certo já que a fila de espera foi praticamente zerada.

Outra medida apontada como crucial para otimizar o atendimento aos pacientes ocorreu no fim de outubro, quando o Município descentralizou o serviço de coleta do Laboratório, que deixou de ser o único local de agendamento. Os moradores do distrito de Moreira César foram os primeiros a serem beneficiados pela mudança, passando a agendarem o atendimento no Cisas (Centro Integrado de Saúde e Assistência Social). Na sequência, foi a vez das famílias do Araretama serem atendidas próximas às suas casas, na unidade de saúde do Nova Esperança.

Desde a última semana os pacientes passaram a poder retirar os resultados dos exames pelo site da Prefeitura. “Na verdade, este serviço já existia, porém ficou paralisado por alguns meses. Acreditamos que além de facilitar o acesso dos moradores aos resultados dos exames, esta iniciativa vai reduzir o fluxo de pessoas que vão ao Laboratório”; explicou a diretora de Saúde de Pinda, Mariana Freire.

Os pacientes que não tiverem acesso à internet podem continuar retirando os resultados na recepção do Laboratório de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Licitação – A diretora revelou que o processo licitatório para a contração da empresa que será responsável por gerir os serviços em 2018, que ainda não foi concluído, contou com um bom número de interessadas. A expectativa do Executivo é que a contratação ocorra no início do primeiro semestre do ano que vem.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?