Pinda registra 55 acidentes com escorpiões e acende alerta para risco à saúde

Orientação da Prefeitura para população é manter terrenos limpos e acondicionar lixos em sacos fechados como meio de combater o vetor

Escorpiões têm tirado o sono de moradores de Pindamonhangaba; cidade amplia atenção no combate a criadouros (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Acendendo o alerta, a secretaria de Saúde de Pindamonhangaba identificou 55 casos de acidentes envolvendo escorpiões no último mês. O dado acompanha a elevação na incidência em todo o estado de São Paulo, que triplicou nos últimos anos.

De acordo com a Prefeitura, a Vigilância Epidemiológica tem buscado controlar o número de notificações, além de reforçar medidas preventivas e de conscientização da população. Até o início de agosto foram 55 notificações. Enquanto no último ano foram 101, 115 em 2020, 132 em 2019 e 149 em 2018.

O chefe de Divisão de Zoonoses, Ricardo Costa Manso, a busca ativa de escorpiões é feita em áreas infestadas ou que houve acidentes. “Estamos entrando agora num período crítico em que a série histórica das avaliações epidemiológicas demonstra que os níveis de infestação começam a se elevar no mês de julho, época de reprodução, com pico maior de ocorrências de acidentes no mês de novembro”, alertou.

Para evitar que o vetor apareça, a orientação do Município é de acondicionar o lixo em sacos plásticos para evitar moscas e baratas que servem de alimentos aos escorpiões. Assim como manter jardim, quintais e terrenos limpos, evitando acúmulo de folhas ou entulhos.

As autoridades municipais ressaltaram ainda que em caso de picada, o local deve ser limpo com água e sabão, aplicar compressa morna para alívio da dor e buscar atendimento médico rapidamente, principalmente em incidentes que envolvem crianças. “Em caso de acidente com criança a orientação é que seja encaminhada ao Pronto Socorro que o Ponto Estratégico que mantém soro antiescorpiônico assim como outros soros de tratamento a acidentes com animais peçonhentos. Esse atendimento tem que ser realizado com a máxima urgência possível”, finalizou Manso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?