Pinda realiza ações contra a anemia falciforme e discriminação racial

Trabalho reúne serviços de bem estar e conscientização; eventos realizados no Cisas de Moreira César e shopping Pátio Pinda

Lançamento da programação Raízes em Pinda; sábado marcado por ações de cuidados e conscientização (Foto: Divulgação PMP)

Da Redação
Pindamonhangaba

O sábado (6) será de prevenção à anemia e contra a discriminação racial em Pindamonhangaba. A Campanha #RacismoNão da Prefeitura realiza duas ações com objetivos diferentes, mas com a mesma importância.

O Cisas de Moreira César terá coleta de sangue para detecção de anemia falciforme, das 7h às 11h. O exame pode ser feito por qualquer pessoa, porém o foco da iniciativa são os afrodescendentes. No Brasil, a incidência da doença está presente em 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas brancas ou pardas, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, que se rompem e mais facilmente, causando anemia. Os principais sintomas são peles e olhos amarelados, dores fortes (provocada pela falta de oxigenação no sangue), fadiga, dores articulares, feridas nas pernas, maior propensão a infecções, além de atraso no crescimento (no caso de crianças).
“Como é uma doença de prevalência nas pessoas afrodescendentes, pedimos atenção especial a esse público, para que compareçam e façam os exames. Com detecção precoce, o resultado do tratamento é mais eficiente”, explicou o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.

No sábado também será realizado o Gerday Day: Diversidade e Inclusão, das 14h às 20h, no shopping Pátio Pinda.  Durante o evento terão ações de conscientização, informação e panfletagem de combate ao preconceito e discriminação racial, feira do microempreendedor social e apresentação da Camerata Jovem às 16 h.
“Neste primeiro fim de semana da nossa campanha já estamos levando a ação para Moreira César e para o Shopping. Até o fim do mês teremos atingido toda a cidade, com ações de conscientização, combate ao racismo e ao preconceito em todos os pontos. Com isso, esperamos alertar as pessoas e conscientizar sobre a justiça social e igualdade, para termos uma sociedade justa e fraterna, com respeito às diferenças”, completou o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?