Pinda pede apoio da população para ampliar sistema de videomonitoramento

Sistema encaminha imagens de câmeras privadas ao COI; Prefeitura tenta fechar parceria até junho

Câmera de segurança flagra ação de criminosos na tentativa de violar parquímetro no Centro de Pindamonhangaba; cidade amplia COI (Foto: Divulgação)
Câmera de segurança flagra ação de criminosos na tentativa de violar parquímetro no Centro de Pindamonhangaba; cidade amplia COI (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Pouco mais de cinco meses após o início do funcionamento das câmeras do COI (Centro de Operações Integradas), Pindamonhangaba revelou na última quarta-feira que planeja contar com o apoio de moradores e comerciantes para ampliar seu sistema de videomonitoramento de segurança em 2018.

A expectativa da Prefeitura é que as imagens de câmeras particulares sejam repassadas ao COI para a vigilância de pontos estratégicos até o fim do primeiro semestre.

De acordo com o secretário de Proteção e Bem-Estar, José Sodário, até o fim do mês será aberto um chamamento público para a inscrição de proprietários de imóveis que possuem câmeras de segurança instaladas com visão voltada para a rua.

Na sequência, o Executivo analisará quais vias contam com o número necessário de câmeras inscritas, capazes de registrar a movimentação de toda a extensão do local. “Teremos um sistema que armazenará as imagens em nuvem, simultaneamente as repassando para o COI. Acredito que teremos principalmente o apoio do comércio, já que a maioria dos estabelecimentos possuem câmeras”, explicou Sodário.

O chefe da pasta revelou ainda que após o mapeamento dos pontos que contarão com a “rede de câmeras particulares de segurança”, o Município buscará a implantação de equipamentos próprios em outros trechos em que não foi possível a realização da vigilância através da parceria com os moradores e comerciantes. “Após um investimento no ano passado de quase R$ 2 milhões, atualmente temos 16 câmeras do COI. Só definiremos se outras serão adquiridas após concluirmos esta iniciativa que busca o uso das câmeras particulares. Esta é uma medida que não trará gastos ao Município, contribuindo para que tenhamos mais ferramentas no combate à violência”, concluiu.

Pontos – Desde o início de agosto do ano passado, Pinda conta com 16 câmeras espalhadas pelo município, com o objetivo de oferecer mais segurança à população.

Além da avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, na entrada da cidade também existem equipamentos instalados no Centro, Araretama e região central do distrito de Moreira César.  O sistema é monitorado por um agente de trânsito, um guarda municipal e um policial militar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?